NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Kreutz pretende dinamizar tramitação e votação de projetos
    Política

    Kreutz pretende dinamizar tramitação e votação de projetos

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari16 de fevereiro de 2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio volta se reunir ordinariamente a partir do próximo dia 06 de março. Restando 15 sessões ordinárias para as eleições municipais de outubro de 2024, o presidente Rodrigo Kreutz (MDB), pretende promover o bom dialogo, diplomacia e colocar todo os projetos a votação. O último ano da Legislatura 2021/2024 terá como protagonistas os 11 vereadores titulares, eleitos em novembro de 2020 em meio a pandemia do Covid 19.

    Natural de Arroio Grande, Kreutz que foi presidente do Legislativo em 2018 e preside o diretório MDB, partido que mais vezes governou o município, se consolida como um dos principais líderes políticos de Arroio do Meio. Filho dos agricultores Aloísio e Marli, numa relação estável com responsável do RH da Bottero de São Caetano, Cristina Schmitt, há 22 anos, e pai de Antony, de 3 anos, Rodrigo tem a vida comunitária como  vocação, participando ativamente de diretorias, além da integração comunitária.

    Operador de máquinas do quadro público há 19 anos, está a par dos desafios e cobranças públicas em torno de bons serviços prestados a população. Com mais experiência política, e pela primeira vez na oposição, entende que o ideal é evitar discutir e votar projetos polêmicos em regime de urgência.

    Como exemplo cita o desconforto gerado pelo projeto que buscou desafetar áreas verdes/institucionais para construção de unidades habitacionais vem do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRLB) do Ministério Público de R$ 5,2 milhões, que só teve duas das três áreas preteridas aprovadas. “O ideal é amplo o diálogo com a comunidade, antes da votação […] pela nossa cultura local, o ideal seria a construção de um novo e amplo loteamento popular. Infelizmente não são decisões que cabem a Câmara de Vereadores. Também é necessário discernir de como conduzir estes programas de habitação social entre proprietários e locatários, lembrando que várias pessoas já haviam recebido lotes em outros loteamentos populares mas optaram em voltar para áreas inundáveis”, explica.

    Segundo, Kreutz outra queixa da oposição é a demora para respostas dos pedidos de informações, que é um direito constitucional dos vereadores para Legislar e Fiscalizar. ““Queremos evitar judicializar. Pretendemos nos reunir com a promotora de justiça Carla Pereira Flores Soares Rego, para saber como conduzir o Legislativo da melhor forma possível no período eleitoral. A intensão é dar um andamento natural as tramitações e votações”, garante Kretuz.

    DUPLICAÇÃO DA ERS-130 – Kreutz entende que a Câmara e Executivo devem ser protagonistas em promover audiência públicas em torno do leilão da concessão da ERS-130 previsto para o primeiro semestre desse ano. “Passaram dois anos das últimas tratativas em que o edital foi suspenso e se tudo fluir bem, as obras devem iniciar em três anos. Não podemos admitir apenas uma elevada entre o Centro e Bela Vista. Precisamos de pelo menos mais três travessias entre os dois lados da ERS-130 ao longo das dez localidades situadas na rodovia em território arroio-meense. Os reflexos das decisões ou omissão, serão sentidos nas próximas décadas. É necessário muita articulação para garantir a competividade logística”.

    NOVOS LÍDERES E PENSAMENTOS – Kreutz defende a renovação de líderes, para o fortalecimento das entidades comunitárias, que estão com dificuldades de se manter. “Para haver sucessão é necessário respeitar novos pensamos”.

    LEGISLATIVO ENXUTO – O presidente revela que a Casa tinha a intensão de dar sequência em investimentos em modernização iniciados na Legislatura de 2017/2020, porém, a pandemia e as enchentes inviabilizam avanços. “Em informatizamos a tramitação dos projetos e economizamos muito em materiais físicos, além conquistar mais agilidade na apreciação das matérias. Não vamos para uma sede própria, contrariando rumores em outras épocas. Elevaria demais os custos com limpeza, escritório, estrutura e servidores. A sala legislativa está bem localizada dentro da prefeitura, perto de todas as secretarias. Pelo que apuramos com engenheiros, o elevador para melhorar a acessibilidade da prefeitura, pode ser instalado em outro local. Diferentemente de outros Legislativos, também não temos veículo oficial e não cobramos diárias. Quando temos agenda na Capital vamos com veículos de uso pessoal ou de carona com alguém do Executivo, ou outros. Geralmente não cobramos por estes deslocamentos. A única exceção fica pelas viagens feitas ao Distrito Federal, para interlocuções no Congresso Nacional”.

    UTI NO HSJ – O emedebista está na expectativa quando a homologação da UTI do Hospital São José, pois qualificará a casa hospitalar assim como trazer mais serviços clínicos para o município.

    ABASTECIMENTO DE ENERGIA – As constantes falhas e fragilidade no abastecimento da Energia Elétrica, serão motivos de reunião com a RGE. “Há saídas para isolar as áreas de risco pontualmente, sem prejudicar o abastecimento para os demais clientes. O ideal será que a RGE tivesse uma organização própria de mais qualidade em torno de sua gestão operacional”.

    SEGURANÇA PÚBLICA – Além do investimento em videomonitoramento e cercamento eletrônico, para facilitar a ação da BM e mais efetivo, Kreutz defende a implantação de fóruns contra a drogadição, mais agilidade em encaminhar jovens de regiões vulneráveis ao mercado de trabalho, por meio de parceria com empresas e uma rede de apoio qualificada para dar suporte às famílias com usuários. “Infelizmente o caminho de muitos jovens é curto. Muitos entram nesse mundo e depois não sabe mais sair. É preciso de políticas públicas mais incisivas, trazer estas situações nas escolas e realizar fóruns de forma organizada e capacitada. Há muitas drogas novas. Em meio a conflitos e desconhecimento sobre os vícios e atores, muitas famílias são destruídas”, lamentou.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Aprovados R$ 92 mil para realização de campanha de incentivo

    7 de março de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.