A nova Corte da Terceira Idade de Arroio do Meio será escolhida na próxima quinta-feira, dia 22, em evento que será realizado no salão do CTG Querência do Arroio do Meio a partir das 13h. A promoção é da Administração, por meio do Conselho Municipal do Idoso. Dos 17 grupos de idosos existentes no município, oito apresentaram candidatas. A programação é aberta ao público e não terá cobrança de ingresso. A banda Contagem Regressiva anima o baile.
A coordenadora do Conselho Municipal do Idoso, Veridiana Frigieri, considera o número de candidatas positivo, já que a indicação é facultativa aos grupos. Dimensiona que Arroio do Meio estará bem representado, indiferente de quem receber a faixa de Rainha, Primeira Princesa, Segunda Princesa e Simpatia.
Veridiana ainda pondera que o número de candidatas reflete a realidade dos grupos, que é muito diferente, já que alguns têm mais e outros menos integrantes. Além disso, há o fator responsabilidade que, no caso de uma faixa municipal, tem “peso” maior. Isto porque a Corte tem a missão de representar o município em eventos e programações, o que exige mais disponibilidade de tempo e nem sempre as possíveis candidatas conseguem encaixar tais compromissos na sua rotina. Foi por este mesmo motivo que a escolha do Rei da Terceira Idade foi descontinuada, pois não havia candidatos. “Eles continuam tendo o Rei e Rainha do grupo. Mas, nos grupos, eles têm a opção de revezar com outros dois casais. Assim, se um casal não pode ir, tem outro que vai e representa o Rei e a Rainha. No caso de uma escolha municipal não tem com quem revezar e muitos acabam nem se candidatando”, avalia.
A escolha
A preparação das oito candidatas foi iniciada ainda na semana passada quando houve o encontro para apresentação e definições. Na próxima terça-feira, o grupo terá uma tarde especial, com momento de beleza, proporcionado por Andrelise Feil, consultora Mary Kay, seguido pelo ensaio-geral, acerto de detalhes e lanche.
Veridiana diz que tudo está sendo pensado para que o desfile seja o mais seguro e confortável possível para as candidatas. Para tanto, a passarela não será elevada e, no lugar do tapete vermelho, será feito apenas um caminho de flores. “Promover este evento é motivo de satisfação para mim e para a Administração como um todo, pois é uma forma de valorizar as pessoas idosas, em especial as candidatas que estão se desafiando a representar o município em diversas ocasiões. Também é um jeito de mostrar que as mulheres podem tudo, que a idade não as impede de fazer o que desejam e gostam”.
A programação do evento inicia com o desfile coletivo, seguido pelo individual e, novamente, o de todas as candidatas. A vestimenta é padronizada, sendo que todas deverão usar vestido longo, podendo variar o modelo e a cor. A avaliação, que vai levar em conta o desempenho na passarela e também no coquetel, será feita por um corpo de jurados misto, composto por cinco pessoas sem vínculos com as candidatas ou as agremiações que representam.
Entre o desfile e a apuração do resultado haverá a apresentação de dança do Grupo Tempo de Ações. Todas as candidatas receberão um mimo pela participação e, as quatro escolhidas pelo corpo de jurados, recebem premiação, além da faixa, coroa e buquê de flores. A faixa de Rainha será entregue por Maria Lansing, atual Rainha Regional da Terceira Idade. Encerrada a premiação inicia o baile, que vai reunir um grande público, visto que todos os grupos de terceira idade do município participam.
Fim do reinado – João Inácio Kunz e Maria Lansing, que representam o Grupo Voltar a Sorrir, da Barra do Forqueta, foram eleitos Rei e Rainha da Terceira Idade de Arroio do Meio em 28 de novembro de 2019. Em função da pandemia não houve nova escolha em 2021, como de praxe, sendo o mandato estendido até 2023. Ano passado, por causa das enchentes, o evento foi cancelado.
Rainha Regional – Por ser o município da representante regional da terceira idade, Arroio do Meio, tem a incumbência de organizar o evento de escolha da sucessora de Maria Lansing. A programação, que deve reunir candidatas de vários municípios, está agendada para 5 de setembro, também no CTG Querência do Arroio do Meio. Como de costume, o município sede da escolha não apresenta candidatas.
Foto: Arquivo Conselho do Idoso