Os festejos do 32º aniversário de emancipação de Capitão iniciam neste fim de semana com a realização da prova de motocross que vale como abertura do Campeonato Gaúcho de Motocross de 2024. O evento, promovido pela Federação Gaúcha de Motocross – FGM, em parceria com o Moto Clube Trilheiros de Capitão – Tricap e Prefeitura de Capitão, deve reunir mais de 150 pilotos de várias regiões do RS, inclusive de outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro e alguns do Uruguai e da Argentina, que se filiaram na FGM para poder participar deste campeonato.
As provas, que vão estar divididas em 15 categorias, serão realizadas na pista de 1,4 mil metros de extensão, instalada numa área de 11 hectares do Parque Municipal de Eventos de Capitão. O local oferece um amplo espaço para acampamento e logística para os visitantes com água, luz, banheiros e serviço de copa e cozinha. Para assistir as provas o público paga ingresso de R$ 10 por dia. Crianças até 12 anos não pagam e dos 12 aos 16 anos pagam meio ingresso. Não será permitida a entrada com bebidas. Os motores começam a roncar na manhã de sábado, 2, com os treinos livres que seguem até às 14h30min. A partir das 15h iniciam as competições na ordem nas categorias MX45, Júnior, 55cc, MX50, MX55, Intermediária 2, 2 Tempos, MX3 e 65cc. No domingo, 3, as provas iniciam às 8h30min com a categoria MX1, seguindo com a MX4, MX2, MX2 Jr, Intermediária 1 e 2, 2 Tempos, MX3, 65cc, MX4 e 2 Tempos. A parte final das provas ocorre a partir das 13h30min, com a categoria MX3, MX2, MX2 JR., MX1, Intermediária 2, 65cc e a última prova às 16h10min com a Intermediária 1.
ESPORTE SOBRE DUAS RODAS
O município de Capitão vem sendo reconhecido pela sua tradição no desenvolvimento do esporte sobre duas rodas com a realização de provas de motocross, velocross e encontros de trilheiros. Este sucesso gira em torno da criação do Moto Clube Trilheiros de Capitão – Tricap, que iniciou as suas atividades em 2005. Segundo o prefeito Jari Hunhoff, um dos incentivadores deste esporte, em 2006, o Tricap sediou o primeiro motocross e em 2011 o primeiro encontro de trilheiros. A prova de motocross virou uma realidade a partir da compra de uma área de mais de cinco hectares por parte do município, que foi anexada ao espaço que existia e servia como pista de rodeio. Com o espaço do parque ampliado, o Tricap, atualmente com 40 sócios e sob a presidência de Fernando Bianezolla, juntamente com a Prefeitura, investiu ano após ano na ampliação da pista de motocross e veloterra que hoje está com 1.400 metros de extensão, caracterizando- -se como uma das melhores do Estado, com trechos de curvas, retas, descidas, subidas e ondulações que permitem proporcionar saltos espetaculares por parte dos pilotos. O reconhecimento de ser uma das melhores pistas do Estado vem sendo feito a cada evento por renomados pilotos e por parte da Federação Gaúcha de Motocross.
Foto: Júlio Gerhardt