Unidades de saúde de todo o país estarão abertas neste sábado, dia 13, para o Dia D da vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. Neste ano a campanha de vacinação foi antecipada e já iniciou em março, com término previsto para 31 de maio. A estimativa de pessoas a serem vacinadas no Rio Grande do Sul, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos.
A infecção respiratória causada pelo vírus influenza pode manifestar-se de maneira leve ou aguda. A estratégia de vacinação tem como meta diminuir as complicações, hospitalizações e a taxa de mortalidade em grupos específicos da população, que são considerados mais vulneráveis ao vírus. A vacina contra a influenza proporciona imunidade durante o período de maior propagação do vírus, além de atenuar a severidade da doença, reduzir as internações e diminuir o número de óbitos.
Complicações sérias
A meta geral de Arroio do Meio é vacinar 8.682 pessoas dos grupos prioritários, sendo 4.457 idosos. O secretário de Saúde Gustavo Kasper destaca que a antecipação da campanha, algo que já vinha sendo solicitado há mais tempo, favorece a população gaúcha que começou a ser imunizada antes do frio intenso. Afirma que a vacina tem tido boa procura e, como o estoque vem fracionado, já houve duas situações em que o município ficou excepcionalmente sem doses.
A equipe da Secretaria de Saúde está indo nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e já fez um mutirão no Hospital São José para vacinar profissionais que não têm disponibilidade de horários para ir nos postos. Visando ampliar a cobertura vacinal das crianças, grupo que tem ficado muito abaixo da meta nos últimos anos, as famílias estão sendo lembradas por meio de bilhetes enviados pelas escolas.
No decorrer da campanha, os grupos de idosos também serão visitados. “Como estamos recebendo as doses de forma fracionada, precisamos manter um volume nos postos de saúde, a fim de atender a todos os grupos prioritários. Assim que tivermos um estoque maior, começamos as visitas nos grupos de idosos”, explica Kasper.
O secretário salienta que é importante que todas as pessoas que integram os grupos prioritários façam a vacina. Entre os idosos o apelo é ainda maior, já que houve muita confusão e informações distorcidas sobre a vacina à época da covid-19. “As desconfianças acerca das vacinas atrapalharam muito. No ano passado, mesmo não tendo atingido a meta de imunização dos idosos, ainda tivemos a maior cobertura da região”, salienta Gustavo, alertando que a gripe segue sendo uma doença que pode evoluir para casos graves, inclusive óbitos. “Gripe mata. O vírus é tão grave quanto outros que seguem circulando entre a população. E a vacina está aí justamente para que as pessoas possam evitar a evolução para quadros mais graves, o que também acaba sobrecarregando o sistema de saúde”.
No sábado, no posto de saúde do Centro estará aberto das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Para se vacinar as pessoas precisam apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação e comprovante que ateste o pertencimento aos grupos prioritários.
CAPITÃO
Em Capitão a Unidade de Saúde vai estar aberta neste sábado das 8h às 17h para vacinação da gripe. Até o início da semana, a equipe da secretaria de Saúde tinha aplicado em torno de 130 doses, a maioria em pessoas idosas e profissionais de saúde. No município a equipe vai até os grupos de idosos fazer aplicação e a domicílio para pessoas que não conseguem se deslocar até a unidade de saúde. Para fazer a vacina é obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação e o CPF.
POUSO NOVO
No município a vacina já tem boa procura, conforme a secretária de Saúde Ires de Oliveira. No sábado a unidade de saúde estará aberta 8h às 11h30min e das 13h às 16h, para o Dia D. Uma oportunidade com horário diferenciado para as pessoas que integram os grupos prioritários e não conseguem ir até o posto para a imunização durante a semana.
Conforme a secretária Ires, e de extrema importância que os integrantes dos grupos prioritários façam a vacina. “Ainda mais que o nosso clima favorece as doenças respiratórias, e a vacina acaba reduzindo essas infecções graves, internações recorrentes e até mesmo óbitos pela doença”, reforça.
Todos os grupos prioritários também podem ir até a unidade de saúde no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h de segunda sexta-feira. A vacina da gripe será aplicada nos Grupos de Interiorização, que ocorrem sempre nas segundas à tarde.
TRAVESSEIRO
A adesão dos grupos prioritários está sendo muito positiva no município. Conforme a enfermeira Lisete Berwanger, a meta de Travesseiro é vacinar 1.024 pessoas. Neste sábado a unidade de saúde estará aberta das 8h às 11h30min para o Dia D. “Queremos a população protegida contra a gripe. Sabemos que para reduzir os riscos de complicações causadas por ela precisamos que as pessoas se vacinem. A prevenção ainda é o melhor remédio”, ressalta a enfermeira.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Trabalhadores de saúde
Gestantes
Puérperas
Professores de todos os níveis
Povos indígenas
Populações Quilombolas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para fazer a vacina é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e o CPF.
Foto: Divulgação