Em Capitão, o Centro do município não foi atingido diretamente pelo evento climático da última semana, diferente de várias localidades do interior que sofreram com deslizamentos, interditando estradas e comprometendo estruturas de edificações. Hoje, dia 06, o município ainda não tem energia elétrica e, consequentemente, ocorre a falta de água e de internet (que foi restabelecida no dia de ontem). A previsão do prefeito Jari Hunhoff é que até o final do dia de hoje ou no máximo amanhã, boa parte do município volte a ter energia elétrica, salvo os locais nos quais as redes estão danificadas (São Jacó e Bicudo). “Por enquanto os serviços básicos estão sendo feitos com geradores (comunicação, água de poço artesiano) e o município continua abastecido com suprimentos”.
Nas localidades de São Jacó, Bicudo e Morro Leão, 100 pessoas foram retiradas preventivamente de suas casas, onde algumas foram abrigadas em casas de parentes e outras e estão alojadas na EMEI Bem Querer e é lá que estão fazendo as refeições. “A maioria saiu somente com a roupa do corpo e a partir de hoje irão começar as avaliações técnicas para ver a possível volta das famílias. Já sabemos que algumas casas estão com a estrutura comprometida, impedindo a volta para as residências”.
ÓBITOS – Houve dois óbitos em decorrência de deslizamento e soterramento na Linha Ruchel, próximo à divisa com Travesseiro. O deslizamento provavelmente ocorreu na quarta-feira e as vítimas foram removidas dos escombros na sexta-feira de tarde, por uma equipe formada por vizinhos, bombeiros vindos de Santa Catarina e equipe da Secretaria de Saúde de Capitão. Os corpos ainda estão no Hospital de Encantado, aguardando liberação de via para serem encaminhados a algum IGP da região.
A equipe teve que percorrer cerca de 3km por meio de mata, escombros e lama para conseguir acesso ao local. A vítimas são: Julia Dambros, 60 anos e Prisilio Ribeiro, 90 anos. Houve mais uma vítima do deslizamento, Lairton Pedro Ribeiro, que foi socorrido por vizinhos e levado à Travesseiro, onde posteriormente foi encaminhado para o hospital de Encantado. A informação disponibilizada pela Administração é de que ele fraturou a bacia e fêmur e no momento está em tratamento no Hospital São Camilo de Encantado, sem condições de alta.
ACESSOS – A ligação entre Arroio do Meio e Capitão pode ser feita por Arroio Grande, acessando a rua Júlio Schnack (veículos leves). Para chegar a Travesseiro o caminho é por São Luiz sendo que o acesso pela Linha Ruchel, local no qual ocorreram os óbitos, continua fechado e sem previsão de liberação. Para Nova Bréscia a passagem é por Linha Zanotelli. O acesso a Encantado está liberado e, desde ontem, esse trecho está sendo utilizado pelos caminhões de ração que abastecem aviários e chiqueirões.
Os acessos para São Jacó, Bicudo e Morro Leão foram liberados ontem, sendo que hoje, dia 6 de maio a única localidade sem acesso é Linha Alegre. Com frentes de trabalho no local, a previsão é a liberação até hoje de noite ou no máximo amanhã.
CONTATO – O número do comitê central para ligações é o (51) 3840-0945. Pelo whatsapp o contato é o (51) 3758-1205 (https://wa.me/555137581205).