NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Projeto Conexões, adote um empresário
    Colunas

    Projeto Conexões, adote um empresário

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari31 de maio de 2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O que fazer diante de um desafio enorme como o que está sendo vivido pela população do Vale do Taquari e mais de 90% dos municípios gaúchos diante da sua maior catástrofe climática conhecida? Além de atingir a população de forma antes nunca vista também afeta diretamente centenas de empresas, que são responsáveis pela geração e manutenção de empregos e renda. Diante da crise, está em andamento o Projeto Conexões, adote um empresário, uma iniciativa que parte de integrantes da ACISAM de Arroio do Meio. Juliana de Vasconcellos, diretora de serviços da entidade está à frente da inciativa. Ela acredita que é preciso somar forças, se apoiar, criar pontes entre as pessoas para ampliar confiança e ações para a reconstrução e recuperação. “Não se trata apenas de recursos financeiros, mas de desenvolver e consolidar o conceito de responsabilidade social, através do qual há engajamento para buscar conhecimento e desenvolvimento para melhorar o ambiente no próprio negócio e por consequência na comunidade em que se vive. Não se pode esperar tudo do poder público, que não alcança todas as demandas. Desde que o projeto foi lançado nas redes sociais com o apoio do influencer Dr. Tetê Kerbes e Beta Weizenmann, mais de 100 empresas atingidas pelas cheias de Arroio do Meio de diferentes setores (saúde, estética, móveis, vestuários, agropecuária, alimentação…) se inscreveram e terão uma conexão com o Grupo Front e Dale Carnigie para suporte de treinamento. Pelo projeto, os inscritos serão separados por setores e haverá conexão com mentores que farão a escuta, levantando as principais necessidades para a capacitação no enfrentamento da crise.” Segundo Juliana, captar empresas para adotar as atingidas foi facilitado porque o Grupo de Arroio do Meio ligado ao Front, já tinha uma caminhada.

    Dragagem emergencial

    O diretor de infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erik Moura, admitiu na semana passada em visita a Estrela que diante de toda a catástrofe provocada pelas enchentes é preciso encontrar formas para diminuir os impactos deixados pelas cheias. “… já sentimos a necessidade de fazer uma dragagem emergencial, estudar a foz do rio Taquari até a Lagoa dos Patos. Para a navegação vamos ter que esperar, para ver onde assoreou e o que vamos encontrar pela frente, para podermos trabalhar com dragagens, liberar a navegação e restabelecer a sinalização que foi perdida.” As dragagens dos rios e lagoas dependem da autorização da Fepam e gerenciamento da Portos -RS, responsável pelo sistema.

    Dragagem diminuiria em 50% o risco de novas enchentes

    Aliás, temos capacidade para detectar os problemas, e quando surgem são apontadas soluções que infelizmente não são colocadas em prática por vários motivos. Falta de recursos, ação por parte de quem cabe a responsabilidade… Na medida que os problemas são empurrados com a barriga, como se fala popularmente, o custo das tragédias é maior. Em relação à dragagem dos rios, nas enchentes de setembro e novembro, o empresário Roberto Argenta, dono da Calçados Beira Rio, defendeu, na ocasião, a medida como uma ação que poderia ser assumida pelos municípios que sofrem com as cheias. “Ao olhar para este cenário, de cheias cada vez mais constantes no Vale do Taquari, a dragagem pode levar algum tempo, mas se for feita por todos os municípios vai resolver no mínimo 50% o risco de inundações de grande proporção. Essa enchente levou mais terra e material para dentro do rio, tornando-o menos fundo. A dragagem tem que ser feita por janeiro e fevereiro, quando o rio estiver baixo. É necessário fazer. Em São Paulo, o rio Tietê e Pinheiro são frequentemente dragados, o que diminui as enchentes. Quando fui prefeito de Igrejinha há 30 anos, fizemos a dragagem e limpeza do rio Paranhana. Nunca mais houve enchente naquelas proporções. E, o material tirado do rio pode ser usado e reciclado para base de calçadas, asfalto”, disse.

    DRAGAGEM NO RIO ITAJAÍ-AÇU

    Começou no dia 11 de maio a dragagem do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul-SC, município banhado pelo rio Itajaí Sul e Itajaí do Oeste. No ano passado, Rio do Sul sofreu com sete enchentes. A ação está sendo considerada pelo governo catarinense uma forma de mitigar os efeitos das cheias. Sem ser uma solução definitiva, ajuda a reduzir os impactos para a população do Alto Vale do Itajaí, que é a mais afetada. O governo catarinense deverá investir de forma emergencial R$ 16,2 milhões. O serviço abrange 8,2 quilômetros. Especialistas no assunto dizem que o desassoreamento feito pela draga facilita o fluxo da água, mas que a medida não é sufi ciente. O oceanógrafo e professor Jurandir Pereira Filho que coordena o programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental na área de influência do rio Itajaí, argumenta que além da dragagem, devem ser tomadas outras medidas como aumentar a infiltração da água no solo (com a crescente urbanização a infiltração ficou reduzida); preservação de matas ciliares, desocupação de áreas mais frequentemente atingidas pelas cheias entre outras … Construção de barragens e lagoas de contenção com monitoramento e instalação de comportas para controlar o nível do rio, sistemas de alerta para a população também são fundamentais.

    Caminhões pipa para limpeza e transporte de água

    Cinco caminhões pipa do estado do Paraná e dois de Chapecó (SC) foram fundamentais na logística de apoio no município de Arroio do Meio para facilitar o transporte de água potável em algumas localidades e na limpeza das ruas. Os caminhões abasteceram diretamente no poço artesiano da Corsan, da Av. Carlos Suhre para revitalizar ruas e casas, cobertas de dejetos e lama. A força tarefa com ajuda vinda de fora usando o hidrojateamento dos equipamentos permitiu a liberação do tráfego em menor tempo. Sem a ajuda, teríamos levado pelo menos mais dois a três meses.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    Depois do sucesso da Imove, foco nos desafios diários

    17 de outubro de 2025

    BLINDANDO QUEM?

    17 de outubro de 2025

    A história retratada na Festa das Cavalhadas

    17 de outubro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.