Passados quase dois meses da catástrofe climática que provocou a maior enchente já registrada no Vale do Taquari, a agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Arroio do Meio, reabriu na quarta-feira. Até então a agência, que foi tomada pela água no início de maio e teve danos em equipamentos, mobiliário e documentos, estava fechada para limpeza e reforma. Os atendimentos eram feitos remotamente, tanto pelo telefone (51) 98154-3628 como pelo e-mail da arroiodomeio@fgtas.rs.gov.br, pela coordenadora Daiana Michelli Ribeiro Dutra.
Para que o atendimento presencial pudesse retornar, o imóvel foi repintado e houve substituição de toda da mobília, portas internas, computadores e demais equipamentos. Daiana avalia que, embora seguisse atendendo pelos canais digitais desde 17 de maio, quando o sistema da Procergs voltou a operar, atender as demandas pessoalmente é muito melhor. “Estou feliz em poder ter contato direto com os trabalhadores novamente. É muito mais dinâmico e resolutivo. Presencialmente é mais fácil de entender o que cada um precisa, sem falar que nem todos os trabalhadores têm facilidade para acessar o atendimento remoto”.
Vagas
No período que esteve fechado, o Sine de Arroio do Meio manteve a oferta de vagas, que podiam ser acessadas no aplicativo Sine Fácil/Emprega Brasil e o trabalhador agendava a entrevista diretamente com o empregador. O mesmo ocorreu com o encaminhamento do Seguro-Desemprego feito no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
A agência retomou com 50 vagas de trabalho em aberto, em diversos setores, tanto masculinas como femininas. Interessados em se candidatar às vagas podem comparecer no Sine das 8h30min às 15h, de segunda à sexta-feira, com carteira de trabalho e documentos pessoais. A coordenadora também lembra que os empregadores podem realizar o processo de seleção por meio da agência FGTAS/Sine.
Conforme Daiana, o número de demissões, medido pelos encaminhamentos de Seguro-Desemprego, não teve alta expressiva, o que sinaliza que as empresas, pelo menos neste primeiro momento, não estão demitindo.
Foto: Jaqueline Manica