A Prefeitura de Travesseiro após um grande esforço concluiu no domingo, dia 9, o trecho da estrada geral Travesseiro à Barra do Fão, que precisou passar por uma reconstrução numa extensão de cerca de dois quilômetros no trecho do Perauzinho situado entre Linha São João e Barra do Fão no outro lado do Camping da Pedra. A estrada que existia no local antes da enchente foi totalmente destruída pela correnteza e por deslizamentos, o que exigiu uma intervenção do município que abriu um trecho novo de estrada numa extensão de 800 metros e a reconstrução do restante da estrada, obra que foi iniciada um pouco acima da residência de Cleto Piassini.
A obra foi um verdadeiro quebra-cabeça, exigindo deslocamento de pedras, árvores e terra. Para abrir o novo traçado foi preciso fazer a detonação de rochas e um intenso serviço de máquinas por parte da secretaria de Obras com ajuda dos serviços de máquina pesada de uma empresa terceirizada e o trabalho voluntário prestado com máquinas e caminhões das prefeituras catarinenses de São Carlos e Cunhataí. A última etapa da obra foi realizada no sábado com a colocação da base de pedras na estrada. Foi a partir daí que a prefeitura realizou através da secretaria de Obras o trabalho de colocação de cascalho que ficou depositado pela enchente nas margens do rio Forqueta. A liberação do trecho desta estrada vem ao encontro da necessidade da população que assim consegue encurtar o trajeto e o tempo para se deslocar até a BR-386, em Barra do Fão, trajeto considerado o mais curto para as pessoas de Travesseiro que precisam se deslocar para Lajeado, Estrela e Porto Alegre ou para a região norte e para a serra do Estado ou para o público que se dirige no sentido inverso, já que não há passagem de veículos pesados por Arroio do Meio e nem direção a Marques de Souza, onde a ponte foi danificada pela enchente impedindo qualquer tipo de passagem.
O prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, deixou claro que o objetivo da Administração Municipal foi restabelecer a estrada, reconstruindo a mesma com total segurança. O prefeito alertou para que somente veículos leves utilizem a via, já que caminhões e carretas pesadas não conseguem passar pelo local. Neste sentido ainda na sexta-feira, dia 7, a prefeitura de Travesseiro instalou placas no acesso para Barra do Fão pela BR-386 e outra nas imediações da antiga Casa Comercial Venter, proibindo o trecho da estrada para caminhões com mais de três eixos, medida que tinha sido adotada através de Lei Municipal há alguns anos quando carros e caminhões utilizavam este trecho para desviar do alto valor cobrado no pedágio instalado em Picada May/ Marques de Souza.
Foto: Felipe Stefani