O Cartório Eleitoral da 104ª Zona Eleitoral, com sede em Arroio do Meio, retornou ao atendimento presencial na quarta-feira, em novo endereço, na rua Dr. João Carlos Machado, 810, no Centro. Desde a enchente de maio a equipe atendia de forma remota, já que a antiga sede, no Fórum, foi alagada e teve perda de móveis, equipamentos e urnas eletrônicas. As novas instalações ainda são provisórias e devem ser melhoradas no decorrer das semanas. Por ora, a prioridade é facilitar o atendimento ao público.
O chefe de cartório Ivan Quoos observa mesmo que equipamentos e as urnas tenham sido perdidas, não haverá qualquer prejuízo ao processo eleitoral. Isto porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) já atuam para garantir a substituição das urnas tanto para a 104ª ZE como para as outras que tiveram perdas semelhantes. Quanto aos eleitores que eventualmente tenham perdido o título de eleitor, a recomendação é para que imprimam a segunda via diretamente no site do TRE/RS ou TSE ou ainda que baixem a versão on-line, pelo aplicativo E-título. O título de eleitor não é obrigatório para votar, mas sua apresentação facilita o trabalho dos mesários e torna o processo mais rápido no dia. O mais importante é que o eleitor tenha um documento oficial com foto, que é obrigatório. A orientação é para que os eleitores que tenham perdido seus documentos com foto, façam a segunda via, a fim de garantir seu direito ao voto.
LOCAIS DE VOTAÇÃO
A destruição provocada pela catástrofe climática de maio obrigou não somente o Cartório Eleitoral a mudar de endereço. Doze seções eleitorais de Arroio do Meio foram migradas para outros locais, já que os imóveis em que habitualmente estavam instaladas foram severamente afetados. As seções que ficavam na Secretaria Municipal de Educação e Cultura passaram para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, as que estavam na Escola Estadual Guararapes migraram para o Colégio Bom Jesus São Miguel e as da Escola Construindo o Saber para o ginásio poliesportivo do Salão Paroquial. A transferência dos locais de votação abrange 3.751 eleitores, aproximadamente um quinto do total.
ELEITORES
Os seis municípios da 104ª ZE totalizam 27.740 eleitores aptos a votar. O cadastro de eleitores para as eleições de 6 de outubro, incluindo a transferência de domicílio, encerrou em 23 de maio. A Justiça Eleitoral trabalha na atualização da situação dos eleitores e, por isso, o número de eleitores aptos ainda pode ter pequena variação, já que este processo abrange a remoção dos eleitores que foram a óbitos, entre outras situações específicas.
ARROIO DO MEIO – 16.939 CAPITÃO – 2.900 COQUEIRO BAIXO – 1.364 NOVA BRÉSCIA – 2.839 POUSO NOVO – 1.701 TRAVESSEIRO – 1.997 TOTAL DA 104ª ZE – 27.740 eleitores
Foto: Jaqueline Manica