O futebol amador de Arroio do Meio viveu um dia de festa no último domingo com a realização da partida final da categoria de Veteranos (detalhes na página 18) e as primeiras partidas finais da categoria de Aspirantes e dos Titulares, rodada que foi realizada no campo do Rui Barbosa, com a presença de um expressivo número de torcedores. O certame, promovido pela Liga Arroiomeense de Futebol – Lafa e patrocinado pela Girando Sol, Sicredi, Neugebauer e Smart Tecnologia e com o apoio da Prefeitura, Bruxellas Esportes, Meneghini Veículos e Confeitaria da Bea, tem em disputa a Taça Rubem Goettens. O homenageado, falecido no ano passado, foi jogador e presidente do União de Arroio Grande.
Dentro de campo, o Passo/ So Khellãs sagrou-se campeão da categoria de Veteranos, em partida disputada pela manhã em Linha 32. À tarde ocorreram mais duas partidas. Primeiro, pela categoria de Aspirantes, o duelo reuniu Rui Barbosa e Cruzeiro de Linha 32, em que a garra e o coração estavam na ponta das chuteiras. No final dos 90min, o Cruzeiro levou a vantagem vencendo por 1 x 0, gol marcado por Guilherme na metade do segundo tempo. A tarde esportiva foi fechada com a partida entre os Titulares do Rui Barbosa e União. Típico de uma grande final, a partida, que tinha como árbitro Matheus Selke, se apresentou truncada com muitas faltas e com direito a confusão entre os jogadores no fim do primeiro tempo. No segundo tempo, a partida seguiu equilibrada e amarrada, até que o União mexeu no placar fazendo 1 x 0, gol marcado pelo zagueiro Luis Kurtz aos 38min do segundo tempo. Mesmo atrás no placar, o Rui Barbosa se mostrou guerreiro, partindo para cima do União que foi salvo em pelo menos dois lances com grandes defesas do goleiro Móia, escolhido o melhor em campo.
RODADA FINAL EM ARROIO GRANDE
A rodada final está marcada para domingo, dia 28, para o campo do União de Arroio Grande. A bola começa a rolar às 13h15min, com a partida da volta entre Cruzeiro e Rui Barbosa pela categoria de Aspirantes. Com a vitória que teve no domingo, o Cruzeiro tem a vantagem de jogar pelo empate nos 90min para ser campeão. O Rui Barbosa para chegar ao seu objetivo de ser campeão precisa vencer por qualquer resultado no tempo normal e levar a decisão para os pênaltis. Os olhares mais concentrados estão voltados para a categoria de Titulares, em que o União enfrenta o Rui Barbosa a partir das 15h30min. Nesta partida, o União, treinado por Mariano Weizenmann, entra com a vantagem de jogar pelo empate. O Rui Barbosa, do técnico Ademir Ajardo, precisa reverter a derrota que sofreu no domingo. O time precisa vencer nos 90min para depois decidir o título na cobrança de pênaltis. Para o Rui Barbosa, que é tricampeão regional pela Aslivata, o título de domingo poderá representar a 10ª conquista na era da Lafa. Já para o União, sefor campeão, será o primeiro título municipal nos certames organizados pela Lafa. O único troféu de campeão que está na galeria do União foi conquistado em 2001, quando o clube sagrou-se campeão da Copa Integração – Taça Sebaldo Koerbes, que foi promovida pela Rádio Indenpendete.
ENCERRAMENTO
A direção da Lafa agendou a noite do dia 10 de agosto para a realização da festa de entrega da premiação durante jantar-baile que será realizado no Salão da Comunidade de Linha 32, numa promoção do Esporte Clube Cruzeiro. Será entregue premiação para os melhores classificados e destaques das três categorias que disputaram o campeonato.
Foto: Leonardo Lange Barth