No dia 14 de agosto, haverá a Abertura da Comporta da Barragem de Bom Retiro do Sul nas águas do Rio Taquari. A medida é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura que permitirá ações de observação e se necessário limpeza no leito do rio e na recuperação das estruturas associadas ao recurso hídrico.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desassoreamento do Estado do Rio Grande do Sul dentro do Plano Rio Grande. O objetivo é proporcionar um período oportuno para que as instituições públicas e privadas com propriedades afetadas pelo lago da barragem possam inspecionar as condições de suas estruturas. Além disso, a ação também possibilitará a identificação e retirada de possíveis estruturas submersas dos eventos extremos, as enchentes catastróficas, e para retirar do Rio Taquari materiais que não pertencem a ele.
Cronograma
14 de agosto: aberta das comportas com a presença da Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, do representante designado pelo DNIT e do prefeito de Bom Retiro;
15 e 16 de agosto: ações de limpeza pelos municípios com prioridade para as áreas mais afetadas;
Dia 17 de agosto: ações de limpeza no rio com a participação da população e voluntários com a utilização de barcos e lanchas.
Foto: Página do Facebook – Barragem Eclusa Bom Retiro do Sul