Faleceu na tarde desta segunda-feira, no Hospital São José, aos 83 anos de idade, o escritor e professor aposentado Roque Danilo Bersch. Ao longo de sua trajetória de mais de 40 anos de docência e de vínculo direto com o Ensino Superior no Vale do Taquari, Bersch foi um dos principais protagonistas para a implantação e consolidação da educação na região. Em 2022 recebeu da Univates o título honorífico de Professor Emérito, a primeira honraria acadêmica entregue pela universidade.
O ex-professor ocupou diferentes cargos de direção nas entidades que precederam a constituição formal da Universidade do Vale do Taquari – Univates, sendo o seu envolvimento e empenho com esses projetos parte importante do que hoje é o Ensino Superior no Vale do Taquari, vivido e construído cotidianamente por milhares de pessoas.
Roque Danilo Bersch nasceu no dia 13 de março de 1941, em Arroio do Meio. É filho de José Bersch e de Helma Brod Bersch. Era casado com Maria Dolores Bersch, com quem teve sete filhos.
Além de atuar com o Ensino Superior no Vale do Taquari, Bersch foi professor de Ensino Fundamental, nas séries iniciais, de 1961 a 1970, na Sociedade Escolar Dona Rita, em Arroio do Meio, e atuou também como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Latina no Seminário Sagrado Coração de Jesus e nas Escolas São Miguel, em Arroio do Meio, e Érico Veríssimo, em Encantado, de 1961 a 1983.
Em Arroio do Meio também teve expressiva atuação comunitária. Junto com o primo Ruy Bersch idealizou o convênio de cidade-irmãs com Boppard, na Alemanha, origem de muitos dos imigrantes que se estabeleceram em Arroio do Meio. Foi sócio-fundador do Círculo de Amigos de Boppard em Arroio do Meio.
Ainda não há informações quanto ao velório e sepultamento.
(Com informações da Univates. Foto: Lucas George Wendt)