O Colégio Bom Jesus São Miguel de Arroio do Meio traz uma boa notícia para a comunidade do município e região. A unidade obteve a primeira colocação geral (escolas públicas e privadas) no Vale do Taquari, considerando a média geral (provas objetivas + redação) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, de Venâncio Aires, também obteve a primeira colocação na mesma categoria no Vale do Rio Pardo. No Estado, as duas instituições de ensino chegaram a sexta e sétima colocação geral, respectivamente, e entre as escolas privadas Arroio do Meio chegou em quarto e Venâncio Aires em quinta colocação no Estado. O Bom Jesus Sévigné, de Porto Alegre, obteve a primeira colocação entre as escolas do Centro Histórico de Porto Alegre e a sétima colocação entre todas as escolas da capital gaúcha.
Para a gestora do Colégio Bom Jesus São Miguel de Arroio do Meio, Maria Cristina Gabriel Gonzatti, o resultado é orgulho para a equipe e representa a colheita a partir do plantio de boas sementes. “Nós trabalhamos muito para que isso aconteça e vamos comemorar. Ficamos felizes pelos nossos alunos, pois com os resultados eles também conseguem colocações nas universidades e no mercado de trabalho. Agradecemos muito as famílias que apostam na educação do colégio. Já estamos com uma caminhada de 93 anos e sempre se trabalhou com muita seriedade”, cita.
Maria Cristina explica que desde que foi formalizada a parceria do São Miguel com o Bom Jesus trabalha-se de forma alinhada com integração das turmas, e não apenas com o Ensino Médio, para se chegar a um resultado eficaz no Enem. “É uma caminhada que fazemos desde o ensino infantil, pois trabalhamos com as turmas de forma alinhada. Nós preparamos desde pequenos aos resultados. Realizamos simulados de Enem, avaliações diagnósticas no Ensino Fundamental já para eles se prepararem sobre os tipos de questões e tempo da prova. Nos Anos Iniciais, temos os perfis ortográficos e sondagens. Atividades diferenciadas que já percebemos o que precisa trabalhar mais na turma. Tudo isso vai dando a bagagem para eles fazerem a prova com resultado eficaz”.
A gestora também lembra que os alunos possuem notas altas também nas redações no Enem. “Desde o nono ano temos uma professora que só trabalha produção textual e demais atividades para o preparo dos estudantes como a iniciação científica. Quem não faz o treino para a prova do Enem pode chegar lá e ficar assustado. Aqui também orientamos quais questões fazer primeiro. Isso dá tranquilidade e confiança.”
PREPARO PARA A VIDA
Maria Cristina reforça que a instituição prepara também os alunos para a vida com o desenvolvimento humano em conjunto com o intelectual. “Temos o Jeito Bom Jesus de ser, ensinar. Atuamos muito no acolhimento de todos os alunos que aqui chegam e trabalhamos muito o cuidado um com o outro por meio das relações. Nesse contexto, tudo flui com mais naturalidade, inclusive, o ensino. Somos uma escola que deseja ver o aluno feliz e bem e que venha para a escola, porque gosta. Por isso, temos muitos projetos com as turmas que ajuda no desenvolvimento. Sempre digo para eles aproveitarem todas as oportunidades aqui, pois vão levar para a vida. Como nos aproximamos também dos pais, nos tornamos uma família. A minha maior felicidade é encontrar os alunos depois de adultos felizes e sabermos que tivemos um papel nisso,” observa a gestora que está na instituição há 38 anos.
BOM JESUS EM NÚMEROS
A instituição tem 93 anos em Arroio do Meio e foi fundada como Colégio São Miguel. A data do aniversário é 11 de maio. O número de alunos é de 321 e conta com 15 turmas distribuídas em Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Novo Ensino Médio.
Foto: Carolina Schmidt