Um grupo de aventureiros percorreu a Ferrovia do Trigo no último fim de semana em um trajeto de 38km entre Guaporé e o V13 em Vespasiano Corrêa. O arroio-meense João Paulo Aires organizou a aventura e mobilizou um grupo de 15 pessoas dos municípios de Guaíba, Gravataí, Canoas, Alvorada, Montenegro, Lajeado e Arroio do Meio.
A turma saiu de Arroio do Meio no sábado de manhã cedo e por volta das 8h já estava na ferrovia em Guaporé. Durante o percurso, o grupo encontrou dois novos membros de Lajeado, que se uniram à caminhada, totalizando 17 pessoas. O trajeto, com desmoronamentos e obstáculos causados pela catástrofe de maio, provou ser um desafio físico e logístico para os participantes.
O grupo passou a noite de sábado no Camping do Pesseguinho, após um dia de caminhada que incluiu trechos alagados onde a água chegava à cintura, obrigando os participantes a carregarem suas mochilas acima da cabeça para evitar que molhassem os mantimentos. Além disso, enfrentaram túneis com bastante lodo, o que aumentou ainda mais a dificuldade do trekking. No acampamento, a turma reuniu-se ao redor da fogueira e compartilhou histórias e aventuras.
Trekking é uma modalidade de caminhada feita em locais que possibilitam maior contato com a natureza. Trata-se de uma atividade física que tem por objetivo explorar trilhas naturais e montanhas, podendo ser realizada em caráter de lazer ou competição por qualquer pessoa saudável que possua o mínimo de preparo físico.
No domingo, o grupo retomou a trilha por volta das 8h, enfrentando mais trechos desafiadores, incluindo um túnel onde a água chegava novamente à cintura. Após esse último obstáculo, os aventureiros fizeram uma pausa para secar as roupas, almoçaram e seguiram até o destino final, o V13, onde encerraram a aventura na tarde de domingo.
Apesar das adversidades, o grupo concluiu a jornada com sucesso. “Foi realmente um desafio para todos, especialmente para os que participaram pela primeira vez, mas no final, tudo saiu perfeito. Ninguém se machucou e todos se divertiram”, comentou João Paulo.
Foto: Divulgação