O arroio-meense Joaquín Velasques conquistou o título da Copa Mamute de Velocross 2023 pela categoria VX1 importada intermediária. A final da competição ocorreu em Vera Cruz no último domingo, 25. A decisão teve que ser adiada por falta de datas no ano passado devido às chuvas e enchentes que afetaram a região.
Velasques, o ‘Rinoceronte Voador’, tem 12 anos e vem se destacando no velocross. O jovem pilota uma moto KTM 85 cilindradas e na categoria que foi vencedor competiu com pilotos adultos com motos de 450cc. “Pela idade, ele deveria estar competindo na categoria de 65cc, mas pelo seu tamanho e pela técnica ele compete na categoria Junior – até 15 anos e na VX1”, relata o pai Cristiano Velasques. A família mora no distrito de Forqueta.
Em agosto do ano passado, Joaquín quebrou a perna direita em uma prova de motocross em Serafina Corrêa. Ele era líder da categoria Junior da Copa Pirelli de Motocross e retornou às pistas somente em março deste ano, no Campeonato Gaúcho de Motocros, em Capitão. Logo após essa corrida, teve um estiramento no ligamento do tornozelo, mas conseguiu se recuperar para disputar a final da Copa Mamute e conquistar o título da categoria VX1 intermediária importada.
Nos anos de 2021 e 2022, Joaquín Velasques foi vice-campeão da categoria 65cc do Campeonato Regional e da Copa Mamute.
Foto: Arquivo Pessoal