Famílias rurais de 39 municípios gaúchos serão beneficiadas pela modalidade Minha Casa Minha Vida Rural. A assinatura dos contratos foi realizada ontem à tarde, em ato solene no Clube Centenário, em Marques de Souza. Serão 600 moradias – 72 para a região. Muitas das famílias que receberão os recursos para a construção das casas foram fortemente atingidos pelas enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024.
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por meio da Cooperativa de Habitação Camponesa Ltda, será responsável pela operação de 303 unidades. As demais unidades serão operadas pela Confederação e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag/Fetag-RS), por meio da Cooperativa de Habitacional da Agricultura Familiar Ltda.
Cada família beneficiária receberá R$ 86 mil do governo federal para o custeio do material de construção. A mão de obra terá de ser custeada pelos agricultores que podem ser ressarcidos, depois do imóvel concluído, com R$ 20 mil prometidos pelo governo estadual em encontro com o MPA e outros movimentos sociais, na semana passada.
Número de casas por município
Arroio do Meio – 10
Boqueirão do Leão – 14
Canudos do Vale – 6
Colinas – 10
Encantado – 6
Marques de Souza – 5
Progresso – 7
Roca Sales – 8
Travesseiro – 6
Total – 72
Foto: Divulgação