NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Criar memórias
    Colunas

    Criar memórias

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari7 de setembro de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Tenho visto muito, recentemente, nas postagens das redes sociais, o empenho das pessoas em registrar memórias, e, digo, isso é muito bom, desde que, estejam também registradas no nosso coração e mente, pois é isso que nós precisamos em momentos tristes e na velhice. São em momentos de dor e quando já não temos autonomia e a idade passar, que precisamos recorrer às lembranças.

    Algo é certo na vida:  que vamos morrer. E tomara que chegaremos a velhice; seria um processo natural. E, se sabemos desde sempre que vamos envelhecer, temos que nos preparar para isso, vivendo a vida com qualidade e registrando no nosso interior momentos marcantes. Não importa se você é pobre ou rico, todos vamos morrer e antes disso, se tudo der certo, vamos chegar na velhice e, também, em momentos tristes que  todos precisaremos recorrer a imagens, lembranças e registros bons, senão, teremos um tempo triste e sombrio.

    Começamos a envelhecer um pouco a cada dia, desde a infância e desde então nosso cérebro e coração vão registrando memórias, baseadas em cheiros, sensações, enfim, emoções. Por isso, sorria, esteja no meio de pessoas que te fazem bem, diga eu te amo, faça jantas, tome café quando tiver vontade, peça perdão. Afinal, somos a bagagem que levaremos que determinarão quem somos.

    Passados os 40 anos de idade, o maior conteúdo das nossas vidas são as memórias produzidas e isso diz respeito ao nosso passado. As boas lembranças são um retrato daquilo que juntamos ao longo da vida. Cada indivíduo tem a sua coleção particular e em momentos de tristeza e na velhice temos que recorrer a eles para conseguir suportar momentos não tão bons e também as marcas do tempo que nos fazem, muitas vezes, não ter mais autonomia.

    Os neurônios armazenam sensações dos momentos, tornando lembranças potentes. Para muitos, inclusive para mim, as melhores lembranças são as viagens. O tempo é empregado com calma, com qualidade. Agora, como empregar o tempo é uma questão de escolha. Muitos deixam de viajar só na aposentadoria. A gente deveria se aposentar todo um dia um pouco e dedicar um tempo às pessoas, e para a gente. Conheço muitas pessoas que deixam a construção de boas memórias para dias que lhes parecem mais favoráveis, como aposentadoria. Adiar sonhos, projetos e realizações durante anos ou décadas, muitas vezes, pode ser tarde. Quantos de nós conhecemos pessoas que postergaram a vida para depois e ficaram doentes ou foram acometidas de uma outra rotina. O momento certo sempre é o agora. O meu melhor dia é o hoje. Minha melhor roupa é a que vou vestir, hoje. Vivenciar plenamente a alegria, sentir a tristeza. Lavar melhor os olhos para ver as coisas bonitas e a natureza nos dá um show todos os dias. Dar valor às coisas simples.

    A boa notícia é que todos os dias, a vida nos oferece oportunidades de construir passados com as pessoas que amamos. Esses passados vão alimentar nossas memórias e essas lembranças serão doces no nosso tempo de envelhecimento. Estou falando de envelhecimento, quando vamos precisar recorrer às lembranças, mas também precisamos delas quando pessoas queridas vão embora, seja daqui a meses ou daqui a setenta anos, ficaremos com toda a história construída nesse tempo de convívio.

    Neste momento em que escrevo esse texto, visito os meus 41 anos de convívio com meu pai e consigo suportar melhor a perda dele. Construí, especialmente, nos últimos meses de doença dele, um convívio muito forte e de muito carinho. Ah, isso me abastece de lembranças doces, de conselhos, de tantos jogos de carta e conversas sobre o dia, sobre trabalho, sobre política. São registros que ficarão para a eternidade e me dão força.

    É sobre isso. Histórias e conexões constroem passados e as memórias resultantes disso abastecerão lindamente os anos de velhice ou quando precisarmos disso para viver.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Coordenadora do Meio Ambiente alerta para aterros e desmatamentos irregulares

    14 de novembro de 2025

    Definições do novo Plano Diretor, na reta final

    14 de novembro de 2025

    O PARTO

    14 de novembro de 2025

    O FUTURO JÁ CHEGOU

    14 de novembro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.