O Maturidade Ativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) objetiva promover a qualidade de vida e a trazer um novo significado para o envelhecimento. “Tudo está alinhado com o propósito do Sesc que é cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes acima de 60 anos”, cita a agente de Programas Sociais do Sesc Lajeado, Débora Mallmann Nonnenmacher.
O Sesc Lajeado também atende Arroio do Meio, Marques de Souza, Capitão, Travesseiro e Pouso Novo e outros do Vale do Taquari. Ao longo dos 20 anos em que o programa para a Terceira Idade foi criado, uma série de atividades foram agregadas e realizadas. Atualmente, há 111 participantes. Débora lembra que o Maturidade Ativa é um movimento social organizado por uma metodologia de trabalho onde os participantes se reúnem para conviver, aprender, confraternizar, desenvolver potenciais, passeios além de atividades comunitárias e solidárias. As diretrizes que orientam o cronograma são de acordo com o Plano Internacional para o Envelhecimento (ONU) e buscam equilibrar soluções para a garantia do envelhecimento bem sucedido.
“São 20 anos de história e o Sesc Lajeado se orgulha de contribuir para uma vida mais ativa e com qualidade para idosos. A Instituição promove atividades que contribuem para o bem-estar e possibilitam a socialização, vivência de novas experiências e atualização com atividades sistemáticas como palestras, eventos corporativos, atividades cognitivas e de integração, inclusão digital, oficinas, academia, atividades culturais, viagens e passeios entre outros.”
O voluntariado no Programa Mesa Brasil, Projeto Pedacinhos de Amor, tricoteiras e ajuda para entidades beneficentes, escolas e famílias carentes fazem parte doas ações sociais do Maturidade Ativa. “Isso nos deixa felizes, pois fazemos a diferença na vida de tantas pessoas na comunidade. Eu destaco a ação que realizamos em 2018, onde as voluntárias do grupo confeccionam 11 perucas de crochê para meninas em tratamento do câncer. As mesmas foram doadas e entregues no Hospital Conceição de Porto Alegre. Em 2023, após a grande enchente o grupo de voluntária doou mais de 250 itens de tricô e crochê para famílias necessitadas. Este trabalho ainda continua.”
Outro ponto forte, é o incentivo a manter a saúde física e mental em dia por meio dos exercícios físicos na academia ou por atividades aeróbicas que contribuem para a qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros como o fortalecimento ósseo e muscular, prevenção de doenças, diminuição da gordura corporal, aumento da flexibilidade e coordenação motora, além da socialização com os participantes. Uma união de ações que trazem saúde e evolução e permite que o tempo seja aproveitado da melhor forma com autocuidado e doação ao próximo.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Podem ingressar no Programa Sesc Maturidade Ativa as pessoas que tiverem idade igual ou superior a 60 anos. É necessário procurar a Unidade Sesc de Lajeado onde o grupo tem encontros sistemáticos presenciais. Ocorrem todas as terças-feiras, das 14h às 16h na sala 403 do Senac, Avenida Senador Alberto Pasqualini, 421. A participação é gratuita.
Foto: Arquivo Pessoal