Na manhã deste sábado, dia 26, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Arroio do Meio fará a segunda ação alusiva ao Outubro Rosa que objetiva a prevenção da doença na mama. O grupo estará próximo da Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha das 8h às 12h com a distribuição de lacinhos na cor rosa e orientação sobre os cuidados para a comunidade. Também serão comercializados os produtos da Liga como as camisetas, guarda-chuva, chinelos e enfeites para chimarrão. Conforme a presidente, Maria Inês Bruxel, a primeira ação foi realizada dia 19 e contou com participação considerável. “Estava muito bom, vendemos os nossos produtos. As pessoas precisam ser orientadas sobre a prevenção do câncer de mama e também sobre as outras formas da doença. São iniciativas simples, mas que fazem toda a diferença. O câncer quando descoberto no início tem grandes chances de cura. Nossa missão é alertar e orientar.”
Dados e doações
O total de 20 pessoas estão ativas com tratamento e que necessitam de auxílio da Liga Feminina de Arroio do Meio. Os pacientes tratam o câncer de intestino, próstata, mama e leucemia. Para ser atendido, é preciso realizar um cadastro para receber medicamento e suplemento alimentar de acordo com a recomendação médica.
A Liga atende nas segundas, quartas e sextas das 8h até 11h em uma sala anexa à Casa Branca. Doações podem ser feitas ao PIX do CNPJ (26425053000148). “Toda a doação é bem-vinda para nós, para mantermos os nossos pacientes.”
O OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990 pela Fundação ‘Susan Komen for the Cure’.
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em 2020, com a pandemia da covid-19, os grupos que atuam na prevenção tiveram que repensar suas campanhas e aumentar a presença virtual. Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama, período em que devem ser desenvolvidas atividades como iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção.
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