Aos 13 anos, o arroio-meense João Augusto Rodrigues Segatto é destaque no skate estadual e desponta como promessa nacional da modalidade. O amor pelo skate foi ‘à primeira vista’. “Quando ele tinha cinco ou seis anos, apresentei o skate para o João e mostrei como se fazia um ‘ollie’, manobra básica do skate. Isso chamou a atenção dele, que ficou bem impressionado e quis aprender. Dali em diante, ele não tirou mais os pés de cima do skate”, conta o pai Anderson Segatto.
No início, depois de já conseguir se equilibrar sobre as rodinhas, João começou a andar na pista da Área de Lazer Pérola do Vale, em Arroio do Meio. Porém, o piso era áspero e, com os frequentes tombos, acabava se machucando muito. Então, o pai e a mãe Francieli Rodrigues passaram a levá-lo aos fins de semana para praticar nas pistas de Lajeado.
Lá, a família construiu amizades através do skate. Os amigos indicaram uma escolinha, hoje extinta, para João desenvolver suas habilidades no esporte. Ele passou a frequentar as aulas toda semana. “Logo ele chamou a atenção dos professores. Diziam que levava muito jeito. Ele não tinha medo, sempre foi bem ‘espoleta’. Muito elétrico, era difícil de tirar ele de cima do skate. Com seis anos, ele já saltava escadas com dois ou três degraus”, lembra o pai.
A JamRock, onde João praticava o esporte, acabou fechando, mas os pais continuaram levando-o no Parque dos Dick para treinar com um professor particular. Ali ele continuou por mais alguns meses, até que veio a pandemia.
Pista improvisada em casa
Com a chegada da pandemia, João parou de praticar. “Ele se desmotivou porque não podia sair de casa, não tinha onde andar. A gente tinha um piso polido em casa, no estacionamento do carro, e insistimos para ele praticar.”
Então, em 2021, quando as coisas estavam voltando à normalidade, surgiu a oportunidade de João participar de um Campeonato Gaúcho em Sapiranga, que abriria vaga para o Campeonato Brasileiro. “Levamos ele sem pretensão nenhuma, somente para ele ter essa experiência. Ele acabou ficando entre os três melhores da categoria Mirim (até 12 anos) e conseguiu uma vaga para o Campeonato Brasileiro.”
João fez vários amigos durante o campeonato e gostou da experiência, o que o motivou a continuar. Duas semanas depois, ocorreu o Campeonato Brasileiro em Salvador, na Bahia. “Fizemos uma mobilização para arrecadar o valor, já que o evento estava muito próximo e não havíamos nos programado. Ele nunca tinha viajado de avião, foi uma experiência bem bacana”, conta o pai Anderson que acompanhou o filho na viagem.
João participou da competição nacional representando o Rio Grande do Sul. Apesar de não ficar entre os primeiros colocados, ele voltou ainda mais motivado. Foi aí que o pai Anderson resolveu montar uma pista com obstáculos junto ao piso do estacionamento em casa, no bairro Bela Vista.
“Fiz obstáculos de madeira para ele praticar. Usei caixotes, fiz corrimões mais baixinhos para ele se desenvolver e aprender mais manobras, já que, nas pistas, os obstáculos eram mais altos.” Foi na pista feita pelo pai que João conseguiu aprimorar suas habilidades.
Títulos e próximo desafio em Natal-RN
Desde a primeira participação no Campeonato Brasileiro, João competiu em diversos eventos no RS e também fora. “Ele realmente curtiu o que estava fazendo, curtiu o ambiente, fez vários amigos e o esporte se tornou uma paixão ainda maior.”
Em 2023, em seu último ano na categoria Mirim, João sagrou-se campeão gaúcho e participou do Campeonato Paranaense, em que também sagrou-se campeão. Às vésperas do Campeonato Brasileiro do ano passado, disputado em Belém-PA, João sofreu uma fissura no dedo do pé e terminou em nono lugar.
Em 2024, João completou 13 anos e subiu para a categoria Iniciante (até 16 anos). Ficou em primeiro lugar no ranking gaúcho e vai disputar o Campeonato Brasileiro no mês que vem. O evento ocorre em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 13 e 15 de dezembro, e João vem treinando bastante e aprimorando as manobras para chegar bem preparado para enfrentar os adversários de todo o Brasil. “Ele vai competir com meninos mais experientes, mas está bem motivado e bem empolgado para representar o nosso estado. Está muito feliz.”
Com os bons resultados dos últimos anos, João vem recebendo patrocínios que o auxiliam a participar das competições. Atualmente, João segue treinando na pista de casa e também vai até Lajeado, onde pratica na nova pista “Sr Orlando dos Santos ‘Negretti’”, localizada na avenida Décio Martins Costa, esquina com a rua Bento Rosa. João aguarda a restauração da pista da Área de Lazer Pérola do Vale para poder praticar também em uma pista mais próxima de casa.
“Para mim, o skate não é só um esporte, e sim, uma forma de se expressar, um estilo de vida. Quando estou em cima do skate, esqueço todas as coisas ruins que estão acontecendo ao redor, é só eu e o skate. Sobre esse Campeonato Brasileiro, estou muito ansioso, animado para fazer o que sei fazer de melhor. Vou dar meu máximo em Natal, afinal, treinei o ano inteiro para isso. Mas também não quero esquecer de curtir com meus amigos e acima de tudo, me divertir”, palavras da promessa arroio-meense do skate, João Segatto.
Foto: Arquivo Pessoal