A Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB completou 120 anos de fundação no dia 24 de junho desse ano. Para comemorar a data, a igreja realiza um evento anual com culto e celebração. Em 2024, a programação estava marcada para ocorrer no dia 30 de junho, em Arroio do Meio, mas devido a catástrofe climática de maio, foi adiada para este domingo, dia 3 de novembro.
A Rua de Eventos acolherá cerca de 2 mil pessoas de várias regiões do estado na manhã deste domingo. O pastor Jair Erstling, da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, está à frente da organização do evento e convida toda a comunidade a prestigiar esse momento de celebração.
A Schtena Big Band abrirá os trabalhos com músicas do seu repertório a partir das 9h. Às 9h30min, inicia o evento com pronunciamento do presidente da IELB Geraldo Schüler, dos vice-presidentes presentes e demais autoridades, seguido do culto que terá a participação da Schtena Big Band, que vai acompanhar os hinos com seus instrumentistas.
Haverá a união de corais, com cerca de 100 vozes de corais de municípios do estado, como Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Candelária, Rolante e Camaquã. Além dessas cidades, são aguardadas caravanas de fieis de municípios da região, Porto Alegre, Canguçu, Santo Ângelo, Ijuí, Cerro Branco, São Leopoldo, entre outras.
“Será uma forma de agradecer a Deus por esses 120 anos de trabalho da Igreja Luterana no Brasil. Momento de renovar nossa fé. O culto é a oportunidade de estar mais próximo de Deus e agradecer. Será um evento bem especial e aberto para toda comunidade”, comenta Jair Erstling, pastor há quase 29 anos em Arroio do Meio.
O culto deve se estender até às 11h30min. Haverá papéis impressos espalhados pela Rua de Eventos com um QR Code disponível para o público acompanhar a liturgia. “Será um evento bem dinâmico, com vários pastores. A banda promete animar a celebração, além da união de corais, o que deixará a programação bem bonita.” O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e Instagram.
Após o culto, haverá almoço no PA-Rural. São aguardadas cerca de 500 pessoas para saborear o cardápio com churrasco e saladas diversas. Os cartões podem ser adquiridos pelo valor de R$ 45 para adultos e R$ 25 para crianças, até nesta sexta-feira, dia 1º, com o pastor Jair (51 91333001), na secretaria da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo e na Karis Farma – Comércio de Medicamentos.
O pastor Jair agradece o apoio fundamental dos inúmeros parceiros e colaboradores que possibilitam a realização desse evento significativo no município. A congregação de Arroio do Meio engloba também os municípios de Capitão e Encantado. São cerca de 1450 pessoas, sendo 103 em Capitão, 25 em Encantado e o restante das três igrejas de Arroio do Meio: Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, no Centro; Congregação Luterana Bom Pastor, em São Caetano; Congregação Evangélica Luterana São Lucas, em Picada Arroio do Meio.
História da IELB no Brasil
No Brasil, existem dois grandes grupos de luteranos: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), fundada em 1886 por pastores alemães no sul do país, que vieram dar aos imigrantes alemães atendimento espiritual, e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), fundada por missionários vindos dos Estados Unidos, com o mesmo propósito daqueles que vieram da Alemanha.
O início da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) se deu em 1900. A pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo, a Igreja Luterana-Sínodo Missouri (EUA), que se mantinha fiel às Confissões Luteranas, enviou o pastor J. Broders. Seu objetivo era duplo: atender espiritualmente a imigrantes alemães luteranos no Brasil e também levar o evangelho aos muitos que não o conheciam. O pastor Broders fundou, no dia 01/06/1900, com 17 famílias, a Comunidade Evangélica Luterana São João, em São Pedro, a 40km de Pelotas-RS.
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil foi oficialmente fundada no dia 24 de junho de 1904, na cidade de São Pedro do Sul, a cerca de 40km de Santa Maria, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil almas.
A IELB tem como máxima norma e fonte de fé e vida a Escritura Sagrada e aceita como autêntica e correta exposição das doutrinas bíblicas, os escritos confessionais simbólicos do luteranismo, reunidos no Livro de Concórdia de 1580 que, por isso, é considerado como sua Confissão de Fé.
A IELB está organizada em congregações. O conjunto de congregações de certo município ou região, atendidas por um mesmo pastor, é chamado de paróquia. As paróquias de uma mesma região ou estado, constituem um Distrito. Cada Distrito possui um pastor conselheiro que dirige e supervisiona o trabalho das congregações em conjunto e individualmente. O conjunto de Distritos que compõe determinada região do país é chamado de Região Eclesiástica. Cada Região Eclesiástica elege um pastor e um membro leigo que, juntamente com a Diretoria Nacional (Composta por um pastor presidente, secretário e tesoureiro) compõe o Conselho Diretor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
A IELB reúne cerca de 250 mil membros, em 2 mil locais de culto presentes em todos os estados brasileiros. Herdeira da Reforma Luterana iniciada por Martinho Lutero na Alemanha, no séc. XVI, iniciou seus trabalhos em solo brasileiro em 1900, através de missão da Igreja Luterana–Sínodo Missouri, dos Estados Unidos. Seguindo o que a Bíblia ensina, seu lema é proclamar Cristo para todos.
Foto: Divulgação