Entre os dias 25 e 30 de novembro, o Instituto BRF, braço social da BRF dedicado a promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde a companhia conta com operações, realizará uma série de novas entregas e doações da ação +Juntos Pelo Sul para instituições educacionais e famílias em situação de vulnerabilidade de quatro cidades do Vale do Taquari – Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Estrela – que foram afetadas pelas enchentes ocorridas em maio deste ano. Nesta fase, o apoio inclui a doação de mais de 3.200 livros, materiais e mobiliários para 10 escolas municipais, kits de móveis e eletrodomésticos para 273 famílias, além de suporte psicológico gratuito e outras iniciativas de auxílio. Confira:
Doação de móveis e eletrodomésticos
Serão entregues 273 kits de móveis e eletrodomésticos às famílias de Lajeado e Cruzeiro do Sul, selecionadas pelas Secretarias de Assistência Social de ambos os municípios após um amplo mapeamento. Essa nova etapa complementa a entrega de 300 kits realizada em junho.
Apoio psicológico: em parceria com o Instituto CAIFCOM, reconhecido por seus cursos e eventos voltados a terapias comunitárias e familiares com foco em saúde mental e práticas integrativas, o Instituto BRF oferecerá seis meses de atendimento psicológico gratuito. Os núcleos terapêuticos serão montados em Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Estrela, acolhendo, ainda, pessoas de cidades vizinhas e proporcionando um espaço seguro e acolhedor para famílias em processo de reconstrução emocional. Após as terapias comunitárias, também haverá a formação de multiplicadores da metodologia no território, como legado aos municípios.
Suporte educacional: mais de 3.200 livros serão doados para 10 escolas do Vale do Taquari – EEEM Guararapes (Arroio do Meio), EMEF Antônio Domingos Ciceri Filho (Cruzeiro do Sul), EEEF Moinhos (Estrela), EMEF Leo Joas (Estrela), Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Lajeado), EMEF Alfredo Lopes da Silva (Lajeado), EMEI Dona Maria Julieta (Estrela) e EMEF Risque e Rabisque (Lajeado), EEEF Fernandes Vieira (Lajeado) e EMEF Jacob Sehn (Cruzeiro do Sul). Destas, as quatro últimas receberão, ainda, materiais escolares e mobiliários essenciais para a retomada de salas de aula e refeitórios.
Apoio aos jovens: será realizado aporte financeiro à SLAN (Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente), que atende crianças e adolescentes de 2 a 15 anos em situação de vulnerabilidade. A instituição oferece atividades educativas, oficinas e refeições no contraturno escolar, proporcionando suporte fundamental para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, e contribuindo para a inclusão social e fortalecimento da comunidade local.
Recuperação de locais de convivência: a recuperação dos espaços de recreação e convivência no CRAS e CREAS de Lajeado, que foram severamente afetados pelas enchentes, está em andamento. Entre as novas doações estão televisores, sistemas de som, além de brinquedos e jogos de recreação, com o objetivo de promover o bem-estar das crianças e reestruturar as atividades comunitárias prejudicadas pelas enchentes.
Raquel Ogando, diretora executiva do Instituto BRF, destaca que o papel do instituto vai além do apoio emergencial. “Nosso compromisso com as comunidades é contínuo, com ações concretas que não apenas minimizam os impactos das enchentes, mas também promovem a recuperação sustentável a longo prazo. As novas entregas refletem nosso esforço em oferecer dignidade, acolhimento e suporte necessário às famílias, contribuindo para a reconstrução de suas vidas. Nosso objetivo é construir um futuro mais seguro e próspero para todos”, complementa.
Compromisso com a economia local e novas parcerias
Para valorizar e fortalecer os negócios do Vale do Taquari, todas as compras de materiais foram realizadas com fornecedores gaúchos. “Essa ação é uma maneira de apoiar os fornecedores, que ainda enfrentam os desafios causados pelas enchentes do início do ano. Muitos desses empreendimentos estão em processo de recuperação e, ao priorizá-los, buscamos contribuir para a recuperação da economia local”, destaca Gabriele Candido, coordenadora do Instituto BRF.
+Juntos Pelo Sul
As novas entregas e doações fazem parte dos esforços contínuos de BRF para apoiar a população do Rio Grande do Sul na recuperação dos impactos das enchentes. Logo após o desastre, ocorrido em maio, se uniu à Marfrig na ajuda emergencial. Por meio do Fundo de Ajuda Humanitária do Instituto BRF, arrecadaram, na época, mais de R$ 6 milhões e organizaram a entrega de 2 toneladas de alimentos não perecíveis, 93 toneladas de proteínas, mais de 9 mil refeições e 20 toneladas de ração para cães e gatos. Essa mobilização contou com o engajamento de mais de 200 colaboradores e voluntários da BRF, reforçando o compromisso com o bem-estar das comunidades afetadas.
Sobre o Instituto BRF
O Instituto BRF é o braço social da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, dedicado a promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde a empresa opera. Criado para gerar impacto positivo em áreas como educação, geração de emprego, segurança alimentar e desenvolvimento local, o Instituto BRF foca em inclusão social e qualificação profissional. Desde 2012, se destaca pela implementação de projetos voltados ao combate à insegurança alimentar e à promoção de comunidades sustentáveis.
Foto: Assessoria de Imprensa