A votação da Consulta Popular 2024 teve início às 7h de hoje e se estende até às 23h59 de sexta-feira, 6 de dezembro. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. Além do portal on-line (https://consultapopular.rs.gov.br/inicial), os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela Consulta Popular, que em 2024 traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
O cidadão poderá votar em apenas uma proposta dentre as incluídas na cédula de votação do COREDE correspondente ao seu domicílio eleitoral.
Confira os projetos que compõem a cédula de votação do COREDE VALE DO TAQUARI:
• Projeto 1 – Sistema Inteligente de Gestão de Crises e Evacuação (SIGCE);
• Projeto 2 – Programa de Capacitação Profissional (Capacitação de profissionais dos setores da indústria, comércio e serviços);
• Projeto 3 – Fomento para Jovens no Campo: Apoio a projetos produtivos e à permanência de jovens nas áreas rurais;
• Projeto 4 – Promover ações integradas que garantam direitos, acolhimento e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade (Capacitação dos profissionais dos municípios para atendimento das famílias atingidas pelas enchentes).