Comitivas de outros municípios da região que limitam com Arroio do Meio deverão participar da manifestação pacífica pela aceleração da execução da obra da ponte sobre o rio Forqueta, na ERS-130. A conclusão da obra que liga Arroio do Meio e Lajeado estava inicialmente prometida até o Natal e a nova data foi marcada para o dia 29 de março. Diante do temor de que o novo prazo não seja cumprido, a sociedade civil, por meio de entidades e grupos de whats app está se organizando com o apoio de políticos para reivindicar da EGR, do governo estadual e da empresa vencedora da licitação, que a obra seja acelerada e executada sem interrupções.
Na segunda-feira, representantes dos grupos Pró-Dragagem e Pró-Arborização, ambos de Arroio do Meio, tiveram um encontro com vereadores de Encantado e Muçum e com a presidente da Câmara de Vereadores de Roca Sales, solicitando apoio e engajamento na manifestação. O movimento é uma forma de amenizar o grande sofrimento de milhares de pessoas físicas e jurídicas que são impactadas diariamente em seu tempo e custo de produção nos últimos sete meses com a infraestrutura precária e resposta lenta por parte dos órgãos competentes. Durante o encontro, os vereadores dos municípios se comprometeram a aderir ao movimento, articulando outros contatos, representando de forma justa os anseios da população que necessita da construção da ponte para a mobilidade normal nas suas necessidades diárias.
Encontro será mediado pelo radialista Renato Worm
O radialista Renato Worm fará a mediação da manifestação no local, em cima de um caminhão que será usado como palco, neste sábado, a partir das 15h. Os organizadores pedem que as pessoas que puderem vistam roupa branca. Será dada a palavra para o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel e prefeito eleito Sidnei Eckert e demais representantes de municípios presentes (pelo menos um vereador ou prefeito), deputados, entidades, que confirmaram, como a CIC -VT, Boulevar Encantado, Associação de Amigos do Cristo Protetor. De Arroio do Meio fará uso da palavra Ardêmio Heineck, representando a Acisam e Anelise Gerhardt pela CDL. Em nome da comissão organizadora também falará a empresária Liselena Neumann e o odontólogo e influenciador Tetê Kerbes. Cada um terá tempo máximo de três minutos. A previsão é de que o evento dure uma hora e meia.
SEGURANÇA – Durante encontro realizado no começo da semana, organizadores da manifestação informaram e solicitaram ao comando da Brigada Militar regional e local, licença e segurança para o dia do evento, informando que não haverá interrupção de via, garantindo que não há qualquer incentivo de descumprimento da lei. Que o propósito é mostrar aos órgãos responsáveis pela execução e entrega da obra que a sociedade civil está atenta e quer que os direitos sejam respeitados e cumpridos conforme prometido.
Mobilização virtual prepara o evento de sábado
Manifestações em redes sociais e grupos de whats app cobrando agilidade na obra da nova ponte da ERS-130 vem ocorrendo há meses. Foram intensificadas nas últimas semanas quando a EGR, por meio do presidente Luis Fernando Vanacôr, admitiu que será impossível concluir a estrutura até o Natal, conforme vinha anunciando o secretário estadual de Transportes e Logística Juvir Costella. Na oportunidade, ambos anunciaram o novo prazo, para 29 de março.
Por meio da iniciativa popular, grupos de whats app criados anteriormente ao anúncio de Costella e Vanacôr, mobilizam forças para a manifestação deste sábado. A ideia é que a partir dos grupos se tenha maior adesão de pessoas dos municípios vizinhos, a exemplo da parte alta do Vale, para que se façam presentes no ato.
O motorista profissional Tiago Volk é um dos administradores dos grupos de whats app. Ele conta que o primeiro grupo atingiu em poucas horas a capacidade máxima de 1024 integrantes, o que motivou a criação de um segundo, que ultrapassa 600 contatos. Projeta que a adesão virtual tenha impacto direto na participação no ato de sábado. Ressalta que a manifestação não tem dono, pois é um movimento de pessoas que puxaram a frente para acontecer. Defende que todos devem participar pois a ponte não é uma necessidade só de quem mora em Arroio do Meio. É a veia principal do Vale, conectando a parte alta com a baixa, por onde passa toda economia, desenvolvimento e reflete na liberdade de ir e vir.
Tiago, que transporta ração para suínos, não acredita que obra seja entregue no fim de março. Na rotina, sente todos os dias a falta da ponte. São horas a mais na estrada, o que reduz uma viagem ao dia, além de todo o stress e os transtornos. Avalia que a ponte do Exército amenizou o problema, já que logo depois da enchente o cenário era ainda pior, mas que é preciso a sociedade se unir para a conclusão da ponte da ERS-130 para que a rotina de todos volte ao normal.
União de forças
O dentista e influenciador digital Estevam Augusto Kerbes, o Dr. Tetê Kerbes, que só no Instagram tem mais de 182 mil seguidores, também administra os grupos de whats app. Acredita que as redes sociais são um meio de comunicação muito rápido e tem muitas pessoas já se mobilizando para participar. “Não temos como estimar número de participantes, mas se pede o maior número possível de pessoas. Se tu vais estar em casa, venha para a manifestação. Vai ser uma manifestação pacífica, venha de camiseta branca. A gente tem que se unir, dar as mãos e forçar para que nossos governantes façam o que ainda não foi feito. Se a gente deixar e não fizer nada vamos ser esquecidos. Esse é o nosso medo e não podemos ser esquecidos”, pontua destacando que quem tiver um cartaz de outras situações ainda não resolvidas depois da enchente também pode levar, a fim de mostrar a indignação com situações não resolvidas.
Tetê reitera que as pessoas devem participar da manifestação porque é um direito de todos cobrar dos gestores a conclusão da ponte no tempo certo. Que não dá mais para aceitar os erros que vem ocorrendo, como a obra não estar pronta em fim de dezembro, como havia sido divulgado, já que o Vale do Taquari, especialmente Arroio do Meio, está sendo impactado pela situação. Também reforça que é o momento de mostrar forças para os governantes. Cobrar para que estejam presentes agora, ajudando a reconstrução do Vale do Taquari e venham para a região só para pedir votos.
Legendas
Uma comitiva de Arroio do Meio integrada pelo vereador Vanderlei Majolo, a advogada aposentada Rejane Kerbes, a empresária Liselena Bersch Neumann, ex-vereador e assessor parlamentar André Vianini, aposentado Vitor Grunewaldt (representando a população) estiveram em Encantado, Muçum e Roca Sales conversando com os vereadores, para estender convite para que as pessoas se façam presentes na manifestação de sábado
Em Encantado foram recebidos pela presidente da Câmara, Sandra Vian Buffon, Carlos Eduardo da Silva, Diego Augusto da Rosa Pretto, Valdecir Luiz Cardoso, Roberto Salton, Andressa Cristina de Souza, Valdecir Gonzatti, Marino Eugênio Deves, Sander Bertozzi, Joel Bottoni e Cristiano Costa Bassani. Em Muçum, a comitiva foi recebida pelo presidente Mauro Antônio Cipriani, e vereadores Renato Zortea, Elton Pezzi, Marcos Antonio Bastiani, Jonas Boaro, Liz Antônio Bassetto, Alex Fronchetti, Fábio Weber Michelon e Paulo Cesar Bellotti. Em Roca Sales pela presidente da Câmara Jaquisele dos Santos. Durante o encontro os vereadores se manifestaram a favor do movimento pelas dificuldades pelas quais a passa a população e alguns de verão se fazer presentes.
Foto: Jaqueline Manica