A Orquestra Municipal de Travesseiro, proponente do projeto Travessias Musicais, aprovado e financiado pelo Sistema Pró-Cultura do Rio Grande do Sul, concluiu na semana passada, a compra de instrumentos e equipamentos musicais para uso da Orquestrinha Infantojuvenil, Orquestra Jovem e Orquestra Municipal de Travesseiro. No total, foram investidos R$111.947,79 na aquisição de saxofones, flautas, escaletas, trompetes, guitarra, contrabaixo, guitarra, bateria, microfones, entre outros.
A iniciativa foi contemplada pelo Edital SEDAC nº 02/2024 Seleção de Projetos LIC 24/25, que seleciona projetos culturais para financiamento indireto por meio de aportes de empresas que poderão compensar o valor aplicado com o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS a recolher.
Com o objetivo de qualificar o trabalho das três orquestras e incentivar a sucessão de instrumentistas na formação oficial, o projeto encerra em março de 2025, com a realização de um Concerto Comunitário, com a participação de todos os instrumentistas envolvidos.
O projeto conta com a parceria da Administração Municipal de Travesseiro, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, que viabiliza a contratação dos maestros William Bayer e Paulo Roberto Haas, além de todo o suporte para ensaios e apresentações.
Na foto, a secretária de Educação e Cultura, Michele R. K. Trasel e assessora de Cultura e Turismo, Angelica Diefenthaler, com representantes das orquestras envolvidas no projeto, acompanham a entrega da compra final de instrumentos musicais adquiridos pelo projeto Travessias Musicais.