No quarto dia útil de 2025, a Administração de Arroio do Meio, liderada pelo prefeito Sidnei Eckert, deu início aos debates com a comunidade a fim de construir de forma coletiva um Plano de Contingência para situações de desastres. A iniciativa visa preparar o município para mitigar os danos e salvar vidas em situações extremas, a exemplo das últimas enchentes. O encontro foi realizado no Salão da Comunidade Católica do bairro Aimoré, na noite de terça-feira.
O prefeito Sidnei Eckert destacou a mudança de perspectiva na gestão municipal, que hoje demanda de uma Defesa Civil mais técnica e qualificada, diferente do que era no passado. Mencionou que ninguém evita uma enchente, mas que é possível se preparar para melhor enfrentá-la caso aconteça. Para isso, considera importante ouvir o que a comunidade pensa e sugere, assim como buscar em outros municípios iniciativas que possam ser adaptadas para a realidade local. Sidnei falou da visita a Blumenau e Rio do Sul, ainda no ano passado, já pensando em como Arroio do Meio pode adotar algumas medidas incorporadas pelos municípios catarinenses, em especial em situações de cheias.
O chefe da Defesa Civil do município, Fábio Kuhn, especificou que um plano de contingência tem previsão legal e serve para organizar, orientar, facilitar, uniformizar e coordenar ações frente a eventos adversos, que não são apenas de ordem climática. Apontou a importância de um plano sucinto e aplicável. “Nosso objetivo é que ninguém tenha dúvidas sobre o que fazer em caso de desastre. Tudo precisa estar claro e bem definido, com ações coordenadas entre poder público, colaboradores e comunidade.”
Nas várias manifestações da comunidade, ficou evidente a importância de se aprimorar o sistema de comunicação, que foi uma das grandes dificuldades nas enchentes de setembro/23 e maio/24. As sugestões incluem o repasse de informações para a população via rádio ou rádio amador. Também foi defendida a necessidade de desassorear o leito dos rios e arroios, bem como de se pensar na recomposição das margens, com o plantio de árvores. Ainda foi mencionado que a população deve saber onde ficam as áreas de risco e de arraste.
Ao final, tanto o chefe da Defesa Civil como a vice-prefeita Andréa Lange Barth, agradeceram a presença de todos e reforçaram que o envolvimento da comunidade será essencial na elaboração do Plano de Contingência.
Foto: Jaqueline Manica