O município de Capitão será a capital do tradicionalismo neste fim de semana com a realização do primeiro rodeio crioulo de 2025 dentro da 24ª Região Tradicionalista. A promoção é do CTG Capitão Ribeiro, que está com tudo pronto para a realização de seu 20º Rodeio Crioulo. O evento ocorre no Parque Municipal de Capitão, iniciando nesta sexta-feira, dia 3, seguindo no sábado, dia 4, e terminando no domingo, dia 5 de janeiro.
Entre os melhores laçadores será distribuída uma premiação de mais de R$ 20 mil. O rodeio vai seguir o regulamento da 24ª RT e do MTG com acompanhamento de julgadores e narradores, com destaque para a participação de Éder Azeredo, conhecido como Canhão do Vale. O evento, que tem o apoio do Sicredi e da Prefeitura de Capitão, oferece boa infraestrutura para os participantes com banheiros e fornecimento de água e luz no espaço de acampamento e no serviço de copa e cozinha e estacionamento. Mais informações com o patrão Augusto Beneduzi pelo fone 99881-5041 ou do capataz da campeira Lucas Fleck pelo fone 99255-0377. O patrão Augusto Beneduzi disse no começo da semana que o CTG está se organizando para receber um público de mais de 4 mil pessoas, aguardando a presença de 50 entidades tradicionalistas entre CTGs e Piquetes de várias regiões do Estado e um grupo de 500 laçadores que devem passar pela pista de laço.
As provas de tiro de laço iniciam às 15h desta sexta-feira com o laço individual e às 18h com a primeira batida da Taça Sicredi. No sábado, dia 4, as provas iniciam às 7h, com o laço das modalidades patrão, capataz, senhor, veterano, vaqueano, irmão, piá, guri, prendinha até 10 anos incompletos, pai e filho até 12 anos incompletos e pai e filha acima de 12 anos, seguidas das provas do laço de duplas e quartetos. Às 13h, ocorre o 2º Duelo de Prendas Capitãs do Laço, com três voltas classificatórias, seguido do laço de duplas e quartetos. Às 19h, ocorre a solenidade de abertura oficial do rodeio e a Hora da Ave Maria. Às 20h, ocorre show de gineteada com o grupo Tropilha Contraponto, de São Sebastião do Caí, com montaria em cavalos xucros com a participação de brasileiros e argentinos. Ainda na noite de sábado teremos a 2ª batida da Taça Sicredi e às 21h30min, fandango com o grupo Luz de Candieiro.
No domingo, dia 5, as provas iniciam às 7h com o laço dos retardatários, seguido da final da Taça Sicredi. Ainda pela manhã ocorrem provas do laço de duplas e a final do Duelo de Prendas. Ao meio-dia O CTG Capitão Ribeiro vai servir almoço aberto ao público no Galpão do Parque. Reservas devem ser feitas até às 11h. Para às 13h está previsto o Laço Índio, modalidade que volta ao passado fazendo mostra de como eram feitas as laçadas com o ginete montando o cavalo sem o uso dos arreios. Após esta apresentação, as provas seguem com a etapa final do laço de quartetos e a final do laço de duplas. Dentro da programação consta para às 15h a realização das provas do laço da vaca parada nas categorias piazinho, piazito e prendinha.
Fotos: júlio a. gerhardt