E quando vimos já passou o Natal e estamos na última semana do ano de 2024. Logo, surgem questões na nossa cabeça, ou melhor na minha e que para alguns fazem sentido e para outros surgirão questões que eu nem me lembre. Bom, aí vai, o texto é reflexivo sim, a época do ano incita isso e se provoca a isso; que reflitamos! E a bela reflexão leva sempre a uma tomada de ação. As mudanças acontecem quando paramos para pensar.
Natal. Para além de uma data comercial é celebrar a família e fazer Jesus Cristo, independente, de seu credo, nascer e renascer no nosso coração, todos os dias, para que assim aprendamos com seus ensinamentos a sermos pessoas melhores. Que nossos melhores presentes sejam o amor e a paz, pois isso aquece nosso viver. Dá para pedir a Ele também muita saúde que é o principal para que lutemos pelos nossos sonhos no próximo ano.
Sabe que meu Natal sempre é bom, pois comemoro-o com minha família, num ritual que já vem de anos, estimulado pelo meu pai, que este ano, infelizmente, não pode participar fisicamente, mas sei que de algum lugar vibrou com nosso encontro familiar ao redor de uma mesa. As grandes festas, no sentido de grandiosidade de valores, acontecem ao redor de uma mesa.
O ano de 2024 foi um ano muito difícil; para mim talvez uns dos anos mais difíceis. Não vejo a hora de poder dizer: que comece um ano novo cheio de coisas boas. Mas é de se questionar o que fizemos com um ano inteirinho. Tivemos tantas oportunidades de viver ou deixamos simplesmente a vida nos levar e assistimos a esse espetáculo tão maravilhoso que é a vida, passar.
Não posso esquecer de falar em ciclos também. Há momentos bons e há momentos ruins, mas saibamos que dentro de um ano, na passagem da vida, eles existem e todos passam. Sempre tive a falsa ilusão de que no ano as coisas deveriam “correr” dentro de uma normalidade, porém vi que há os dois momentos ou eu poderia dizer três: os normais, os bons e os ruins. Nada é para sempre. Por isso, se fala em “curtir” o momento, pois ele passa, e para ficar na memória deve ficar marcado e valorizado.
Leitor, que teu ano de 2025 seja maravilhoso! Que seja um ano da concretização de sonhos, pois podemos tudo que queremos, bastar seguir no caminho do Bem, e ter os melhores valores na bagagem da vida. Nunca se esquecer, também, de um tripé muito importante: espiritualidade, educação e saúde mental.