A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio gestão 2025/2028 foi empossada na noite de sexta-feira, dia 27, no quiosque do Seminário Sagrado Coração de Jesus. O presidente Astor Klaus segue à frente da entidade.
Seguindo os ritos, a comissão eleitoral, integrada por Ademar Gerhardt, Robson Steffens e Lourdes Reckziegel, conduziu a cerimônia, que culminou com os eleitos fazendo o juramento de posse. Nos discursos do presidente Astor e do vice Paulo Grassi, foi destacada a importância da entidade, que foi determinante para a conquista de diversos direitos para os agricultores, bem como a necessidade de sua continuidade, sempre lutando pela classe que representa.
Astor agradeceu a todos que participaram da eleição, ocorrida no dia 29 de novembro, bem como aos que se envolvem no dia a dia do sindicato, tanto associados, como funcionárias, assessoria jurídica, dentre outros. Falou sobre a importância de a entidade continuar mobilizada em prol dos agricultores, da aproximação com os movimentos sociais e ressaltou que o desafio é manter o sindicato ativo e forte, capaz de liderar pautas e proporcionar avanços.
Paulo Grassi ressaltou a tradição de 62 anos do STR, observando que o sindicato fez muita história, não só em Arroio do Meio, mas no Estado e no Brasil. Pontuou que é um dever levar a entidade adiante, pelos grandes feitos registrados ao longo das seis décadas e também pelas lutas atuais e futuras. Destacou que a questão climática é uma realidade e que o STR, enquanto entidade, deve estar presente neste debate, buscando alternativas.
Na visão do vice-presidente, a boa safra que se aproxima faz com que muitas pessoas esqueçam que houve três secas consecutivas, seguidas por três enchentes de grandes proporções que provocaram alagamentos e deslizamentos. “Não podemos achar que está tudo normal”, frisou, observando que o clima influencia diretamente a atividade agrícola e que é preciso saber conviver com ele.
Grassi ainda abordou a necessidade de continuar lutando para manter viva a democracia no país, aspecto primordial para a manutenção da atividade sindical.
Ao final dos pronunciamentos, o padre Alfonso Antoni deu a bênção, seguida por confraternização entre os presentes.
Encontro das Mulheres – Marlene Grassi, do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), aproveitou o momento para falar da importância da parceria com o STR ao longo dos anos. Também anunciou que o tradicional encontro das mulheres, em 8 de março, será em Travesseiro e sempre contou com apoio do STR nos quase 40 anos de realização. O tema de 2025 será resiliência e empatia.
Foto: jaqueline manica