Após mais de 10 meses, os aviários da propriedade da família Fucks, em Forqueta, voltaram a alojar aves, com o auxílio da Secretaria de Agricultura de Arroio do Meio, do secretário Telmo Hendges e de Elias de Marco, que até poucas semanas atuava na Emater. Alessandro Fucks e a mãe Noeli comemoram a retomada da atividade, depois de uma sucessão de situações difíceis, que incluem o falecimento do pai e marido Astor e perdas significativas na enchente de maio de 2024, quando a propriedade foi tomada pela água. Além de inundar os galpões, aviários e a moradia, a cheia prejudicou as plantações e levou a silagem que alimentaria o rebanho leiteiro ao longo do ano.
A solução paliativa foi vender as vacas a fim de ter recursos para promover melhorias e a posterior retomada da propriedade. Alessandro pontua que foram dias difíceis. Sobretudo, pela incerteza quanto ao alojamento de aves, uma das principais rendas da família. Depois do falecimento do pai ele aguardava uma segunda vistoria de biosseguridade necessária para migrar a atividade para seu nome. “Assim que tomamos conhecimento da situação logo fomos atrás e procuramos ajudar. Entendemos que faz parte do nosso trabalho como Secretaria e Administração. Hoje estamos felizes que deu certo e os aviários novamente estão em atividade. Todos saem ganhando”, afirma o secretário Telmo.
Alessandro e Noeli agradecem o empenho da equipe da Secretaria de Agricultura e celebram o recomeço, agora como integrados da empresa Bom Frango, de Venâncio Aires. “A Secretaria de Agricultura e a Emater nos ajudaram muito para que isso acontecesse e só temos a agradecer. Foi um período bem difícil para nós, porque de um dia para o outro estávamos sem renda e tendo que investir para reformar tudo o que foi afetado pela enchente. Com o apoio para voltar a alojar frangos vamos nos restabelecendo, ainda que aos poucos”, frisa o agricultor.
Foto: Jaqueline Manica