A empreendedora Liselena Bersch Neumann palestrou na noite de terça-feira para um bom público sobre um tema importante que é o desenvolvimento e treinamento de pessoas nas empresas e entidades. Ela desenvolveu o tema a partir das experiências e ações desenvolvidas na própria Sulati, empresa que administra com o marido. Existe um consenso de que muitas atividades estão sendo impactadas pela falta de mão de obra, mas ao mesmo tempo muitos empresários e empreendedores estão se sentindo desafiados a desenvolver seus colaboradores. Liselena reforçou na sua exposição que é preciso encontrar um equilíbrio para que os colaboradores se sintam bem e se desenvolvam, não apenas nas atividades da empresa, mas como pessoas inseridas em uma família e comunidade. O evento ocorreu em uma das salas da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio e a acolhida foi feita pelo presidente da ValeLog e também da Acisam, Adelar Steffler, que reforçou a importância do cooperativismo e do associativismo como caminhos de desenvolvimento.
Experiência pessoal – A empresária Liselena Bersch Neumann contou que em 1996 decidiu abrir mão do magistério e atender um pedido do marido Erni, para que ajudasse no negócio da família (ramo de logística e transportes de cargas), colaborando na parte de organização, planilhas, controles, comunicação, contratações… já que havia muitas demandas. A decisão, segundo ela, foi positiva, porque já em 1999, receberam uma oportunidade para assumir a gestão da filial Dália Alimentos, uma parceria que continua e já dura 25 anos. Apesar de terem aceito, sabiam que não seria fácil e os questionamentos que se fizeram então, era como superar o grande desafio de contratar e formar pessoas, para ocupar postos que exigiam responsabilidade. Cientes de que precisariam ter humildade e buscar conhecimento, Liselena disse que foi em busca de cursos, treinamentos e pós-graduação em gestão estratégica de pessoas, não tanto pelo diploma, mas pela necessidade de conhecimento para alavancar os negócios e as pessoas sob responsabilidade da empresa. Este caminho permanente pela inovação e conhecimento, segundo ela, tem evidenciado resultado prático e tem sido aplicado ao longo dos anos na própria empresa.
Além da eventual contratação de empresas de assessoria na gestão e treinamento de pessoas, a Sulati também desenvolve e promove internamente dezenas de ações com o propósito de despertar consciência coletiva, mudança comportamental, que venham em benefício coletivo.
Ações – Liselena Neumann destacou que ao longo dos anos várias ações que visam valorizar e desenvolver os colaboradores vão sendo implantadas, repetidas e aprimoradas, criando um sentimento de confiança e comprometimento. Entre as diversas ações, uma das de maior repercussão é a Carreata ou Dia da Gentiliza que é desenvolvida há vários anos. Encontros que reúnem a família dos colaboradores, que em 2024 celebrou a 14ª edição, são outras atividades comemoradas para que os colaboradores possam ter, além do trabalho, momentos de lazer e mais descontraídos. Atividades ao ar livre, tanto para descontrair como para manter o espírito de competitividade e trabalho em equipe, fazem parte do calendário. Reuniões e convenções de vendas, com premiações pelas metas alcançadas, também fazem parte da agenda para manter os colaboradores comprometidos com a empresa, que tem como propósito ser referência em segurança e logística de cargas.