As Escolas Estaduais retornam com as aulas em 10 de fevereiro. Entre os dias 3 e 7, os professores participaram da Jornada Pedagógica 2025 em preparação ao reinício do ano letivo. Com o tema “Educação Transformadora: O Poder do Trabalho Coletivo na Formação dos Estudantes”, a Jornada tem como objetivo dar protagonismo aos docentes, para que, em conjunto com suas equipes, definam as melhores estratégias pedagógicas. O evento busca criar um espaço de discussão, troca de experiências e organização das práticas educacionais, com foco em aprimorar a qualidade do ensino e combater a evasão escolar. Além disso, acolhimento, ‘live’ com equipe do Governo do Estado, planejamento pedagógico e encontro das Coordenadorias Regionais de Educação fez parte do cronograma.
A coordenadora da 3ª CRE com sede em Estrela e que atende as escolas do Vale do Taquari, Greicy Weschenfelder, cita que na região cerca de 18 mil alunos voltam para as salas de aula na próxima semana. “No dia 10, aguardamos todos os alunos com alegria, pois queremos ser o palco para a realização de sonhos.” Greicy diz que, neste ano, a novidade é a distribuição de uniformes aos estudantes da rede. No total. Cada estudante receberá dez peças. “Preciso ainda lembrar de nossos valorosos professores que vão dar o seu melhor e estão de braços abertos para receber os alunos com aulas planejadas e de qualidade.”
Colégio Bom Jesus/São Miguel retorna às aulas em 17 de fevereiro
No Colégio São Miguel/Bom Jesus em Arroio do Meio, as aulas recomeçam em 17 de fevereiro com cerca de 330 alunos que são de Arroio do Meio e Lajeado. Conforme explica a gestora Maria Cristina Gabriel Gonzatti, para receber os estudantes, grupo de professores e funcionários a escola é organizada com reformas de pinturas externas e internas, trocas de toldos, renovação de pisos em salas, escadarias e área coberta, além de pintura e rede de proteção novas no ginásio.
“Quanto ao pedagógico, os professores iniciam as atividades no dia 10 de fevereiro com encontros na unidade, treinamentos e organização das rotinas e dos projetos institucionais. No dia 13, todos viajam a Porto Alegre para o encontro anual com os coordenadores das áreas e os professores de todas as unidades do Rio Grande do Sul. Um dia intenso de muito estudo e troca de experiências”, observa a gestora.
Um dos destaques do Bom Jesus é a organização pedagógica. “Todos os conteúdos são estruturados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e organizados com propostas criativas e dinâmicas, dando aos alunos condições de evoluir no seu aprendizado de maneira organizada e responsável. Nossos professores estão em constante formação e o material didático é revisado e organizado por profissionais competentes. Valorizamos os ideais humanistas franciscanos, utilizando a educação socioemocional como ferramenta. Trabalham isso em sala de aula e são incentivados a colocá-las em prática em seu cotidiano. Entre elas, o amor, a prudência, a perseverança, a humildade, a disciplina, o diálogo, a solidariedade, a sabedoria, a confiança, a fraternidade, a união, a gratidão e o respeito.” A Escola ainda trabalha com afinco a Educação Digital, a Iniciação Científica (incentivada desde o 5.º ano até o Ensino Médio), além de aulas de inglês com material de Oxford.
Foto: Arquivo Pessoal