Com uma trajetória marcada por sete mandatos legislativos e a presidência da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti é referência quando se fala em fortalecimento do poder legislativo municipal. Em entrevista, ele compartilha sua visão sobre o papel do vereador como agente transformador, destaca a importância da qualificação no exercício do mandato e antecipa as metas da UVB para 2025, que incluem ações voltadas à capacitação, sustentabilidade e maior participação feminina na política. Conzatti enfatiza que um legislativo municipal forte é essencial para atender às demandas da comunidade e promover o desenvolvimento local.
AT – Quem é Gilson Conzatti?
Gilson Conzatti é advogado de formação, empresário e empreender ligado a empresas diversas, político com uma trajetória de atuação no poder público, sendo eleito vereador por sete mandatos. Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), uma entidade de representação nacional com sessenta anos de fundação, que tem sido um defensor da melhoria do legislativo municipal, promovendo a integração entre os vereadores de diferentes municípios e o fortalecimento do poder legislativo nas cidades brasileiras. Seu trabalho sempre foi pautado pela transparência, compromisso com a comunidade e a busca por soluções práticas para os problemas locais.
AT – Com a experiência de mandatos legislativos em Encantado e Iraí e como presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), o que lhe confere um amplo conhecimento sobre os legislativos municipais em pequenos e grandes municípios, perguntamos: O que considera fundamental para ser um bom vereador? Um vereador que contribua de forma ativa e propositiva no desenvolvimento do seu município?
Gilson Conzatti – Para ser um bom vereador, primeiro ele tem que entender as suas atribuições constitucionais, saber o seu papel e ter a consciência de que ele faz parte de um poder independente e harmônico com o Executivo. É preciso ser um bom ouvinte da comunidade, entender suas necessidades e, a partir disso, agir com proatividade. A principal função do vereador é legislar e fiscalizar, mas também é essencial que ele busque soluções práticas para os problemas locais, propondo e aprovando leis que realmente melhorem a vida das pessoas. A empatia com a população, o conhecimento das leis e o compromisso com a transparência e ética são fundamentais para um bom trabalho legislativo.
AT – Em muitos municípios, o vereador conquista uma cadeira sem estar devidamente preparado. Como ele pode se qualificar em termos técnicos, legislativos e conciliar a função como agente político?
Gilson Conzatti – A qualificação é essencial para que o vereador desempenhe suas funções de maneira eficaz. A primeira leitura obrigatória é a da Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, tenho dito que essa é a nossa “Bíblia”. A capacitação, a troca de experiências com com parlamentares de outros municípios é fundamental para o sucesso do mandato. Um vereador preparado dará mais resultado para a sociedade. Como em todos os setores, a busca por aperfeiçoamento é constante e o vereador, também tem a obrigação de se qualificar e se capacitar para entender como atuar e saber o quê e como está votando no plenário da Câmara. Quem tem conhecimento, tem poder. A UVB estimula e defende que o vereador saia da zona de conforto e busque a qualificação. Ele pode buscar capacitação através de encontros, seminários e treinamentos promovidos pela UVB e outras entidades de apoio ao legislativo, com na região a AVAT. Além disso, é fundamental que o vereador se envolva no cotidiano da política local, escute as demandas da população e se atualize constantemente sobre as leis, a legislação vigente e as novas demandas da sociedade. Nós torcemos e ajudamos para que todos os vereadores e vereadoras tenham mandatos de excelência. Vereador preparado vai cumprir seu objetivo para com a sociedade para fazer o melhor por ela e não para o seu grupo político, o foco deve ser o melhor resultado para a sociedade.
AT – Desde que atua no campo legislativo, quais as principais mudanças políticas ocorridas?
Gilson Conzatti – Nos últimos anos, podemos observar uma maior participação da população nos processos políticos, especialmente com o uso das redes sociais e outras plataformas digitais. Além disso, houve um crescente movimento pela transparência nas ações dos parlamentares, com mais exigência de contas públicas e maior fiscalização da atuação dos vereadores. A política também tem se tornado mais dinâmica, com maior cobrança por ações concretas e resultados rápidos. O que precisamos avançar, é a maior participação da comunidade nas sessões presenciais nas Câmaras Municipais, para isso, o Poder Legislativo, tem que promover ações de maior integração com a sua comunidade. A Câmara deve ser protagonista de fato nos assuntos referentes ao seu município.
AT – Sabemos que a atual conjuntura política e econômica do Brasil não é das melhores. Como o vereador pode fazer a diferença no município?
Gilson Conzatti – Eu sempre falo que o “vereador é o transformador da sociedade, e nós precisamos empoderar o Poder Legislativo”. Digo isto, pois tenho a maior convicção que apesar das dificuldades nacionais, o vereador tem um papel importante como agente transformador a nível local. Ele pode, por exemplo, buscar soluções criativas para problemas econômicos, como incentivos a pequenos empreendedores, e promover leis que melhorem a infraestrutura, a educação e a saúde no município. Além disso, o vereador deve ser o elo entre a população e os demais poderes, ouvindo as necessidades da comunidade, colaborando e cobrando ações do Executivo Municipal, do Governo Estadual e Governo Federal.
AT – Quais são os propósitos da UVB? Quais são as programações para 2025?
Gilson Conzatti – A UVB tem como principal objetivo fortalecer o papel dos vereadores, garantindo seus direitos e atribuições, promovendo a capacitação e a troca de experiências entre as câmaras municipais. Para 2025, temos como meta intensificar as ações de educação legislativa, organizar eventos, como a XXIV Marcha dos Legislativos e Gestores Municipais que acontece anualmente no mês de abril em Brasília (22 a 25/04), que promovam o aperfeiçoamento dos vereadores, estimular o fortalecimento da representatividade municipal e a integração entre as Câmaras Municipais. Além disso, vamos continuar a trabalhar para garantir uma maior participação das mulheres na política municipal, defesa de temas como a primeira infância, sustentabilidade, causa animal, saúde, educação e desenvolvimento e agricultura, além fortalecer a atuação dos vereadores em suas comunidades.
Siga a @uvbbrasil no Instagram e o nosso site www.uvbbrasil.com.br onde diariamente postamos informações de interesse do Poder Legislativo Municipal.
Foto: Divulgação


