O Projeto + Vida Capitão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Capitão, tem se consolidado como uma das iniciativas mais eficazes na promoção da saúde e bem-estar da população idosa. Coordenado pela acadêmica em Educação Física e professora de dança Ângela Bagatini, através da empresa 60+ Assessoria LTDA, o programa oferece atividades que impactam diretamente a qualidade de vida dos participantes.
O projeto, que oferece aulas semanais de dança combinadas com exercícios adaptados para idosos, busca promover o bem-estar físico, mental e social. “As atividades, realizadas com materiais alternativos e exercícios na cadeira, são cuidadosamente planejadas para prevenir quedas, lesões e doenças relacionadas ao envelhecimento”, destaca Ângela.
Com a participação de cerca de 300 idosos, o Projeto + Vida Capitão organiza grupos de convivência nos clubes comunitários, tanto no Centro quanto nas áreas rurais do município, facilitando o acesso dos idosos aos benefícios do programa, independentemente de sua localização. “Para aqueles que são acamados, o projeto oferece visitas domiciliares, proporcionando a inclusão daqueles que não podem se deslocar, garantindo a atenção e carinho que todos merecem”.
Através de um trabalho contínuo, o projeto não apenas garante a saúde física dos idosos, mas também contribui para a sua saúde mental, combatendo a solidão e a depressão, problemas comuns na terceira idade. Para a professora, a interação social e a prática regular de atividades físicas têm mostrado benefícios evidentes, com relatos de redução de dores crônicas, aumento da mobilidade e melhoria do humor.
Fotos: Ângela Bagatini e Prefeitura de Capitão