A reconstrução de seis pontes no Distrito de Arroio Grande pautou a quinta reunião comunitária promovida pela Administração. O evento foi realizado na noite de terça-feira (4), na Comunidade Católica São Felipe e São Tiago de Arroio Grande Central, e contou com a presença de moradores, vereadores e equipe do governo.
O prefeito Sidnei Eckert abriu o encontro falando da importância das pontes e de ouvir a comunidade, que é a principal interessada nas obras. As seis estruturas foram comprometidas na enchente de maio. As novas pontes serão construídas com recursos da Defesa Civil Nacional em um total de R$ 2,35 milhões, dos quais R$ 700 mil já foram liberados.
O detalhamento das pontes, localização e previsão de cronograma de obras foi apresentado pelo engenheiro civil da Secretaria de Planejamento Urbano, Aldir De Bona. A fim de atender a demanda de um número maior de pessoas, ficou definido que as obras iniciam pela ponte da estrada Tico-Tico e, na sequência, a da rua Calipau. A previsão é de que, em média, sejam necessários de 40 a 60 dias para a execução de cada uma. A empresa vencedora do processo licitatório já recebeu o termo de início de obra e inicia a mobilização de equipamentos no próximo dia 17.
Na oportunidade também foi relatado o início da obra na ponte da rua Júlio Schnack – divisa de Arroio do Meio com Capitão. A travessia de madeira será substituída por uma estrutura metálica, com base em alvenaria, viabilizada por meio do ‘Projeto Construindo Pontes através do Associativismo’, iniciativa da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), que conta com uma série de parceiros. A obra vai deixar a via interditada pelo período de até dois meses.
Foto: Jaqueline Manica