Desde segunda-feira (3), o 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Lajeado, tem um novo comandante. O tenente-coronel Fabiano Henrique Dorneles (49) assumiu as atividades no lugar do tenente-coronel Samaroni Teixeira Zappe, retornando ao Vale do Taquari, onde já havia servido, após dez anos. A posse, realizada pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), ainda não tem data definida para ocorrer.
Natural de Porto Alegre, Dorneles, tem como objetivo ofertar ferramentas para que os policiais militares consigam desenvolver seu trabalho. “Através de condições dignas, de entendimento e com estratégias para que eles saibam da importância e o que tem que ser feito. Nosso papel, como comandantes e oficiais, é auxiliar a tropa para que consigam desempenhar sua função da melhor forma e, consequentemente, garantir a tranquilidade e segurança da comunidade”, afirma.
Para ele, apesar dos desafios diários, os números mostram que as ações que têm sido adotadas vêm apresentando resultados positivos. “Vemos que estamos no caminho certo e entendo que toda a população precisa se envolver e contribuir”, acredita, se colocando a disposição para dialogar com a comunidade, criando parcerias e aproximando a BM dos cidadãos.
Atualmente o 22º BPM tem como responsabilidade territorial três companhias e 20 municípios: 1° Companhia, com sede em Lajeado, abrange os munícipios de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Santa Clara, Forquetinha, Sério e Canudos Vales; 2° Companhia, com sede na cidade de Encantado, atende os munícipios de Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Nova Bréscia, Relvado, Doutor Ricardo e Coqueiro Baixo; e 3° Companhia, com sede em Arroio do Meio, abrange os munícipios de Arroio do Meio, Capitão, Marques de Souza, Progresso, Travesseiro e Pouso Novo.
Trajetória
A carreira de Dorneles na Brigada Militar começou aos 19 anos, em fevereiro de 1995. Logo no início, entre 2000 a 2005, comandou o pelotão de Arroio do Meio, cidade que adotou para morar com a família e tem um carinho muito especial. Na bagagem, traz vivências no setor de inteligência, direção de penitenciária e gestão de unidades de grandes centros urbanos.
Em sua caminhada na área de segurança pública, integrou o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-VT), participando de investigações e estratégias de combate à criminalidade. Por quatro anos assumiu como diretor da Penitenciária Estadual de Jacuí (Charqueadas), uma das maiores unidades prisionais do RS, que atualmente abriga cerca de 2,8 mil detentos.
Retornando à Capital Gaúcha, comandou o 21º Batalhão, coordenando aproximadamente 43% do território de Porto Alegre, com alta demanda de policiamento e experiência nas ocorrências complexas. Ainda no Vale do Taquari, recentemente, chefiou o 40º Batalhão de Teutônia – responsável por 11 municípios.
Foto: Divulgação