A comemoração dos 75 anos do Hospital São José de Arroio do Meio é um marco significativo na história da saúde da região. Fundado em 19 de março de 1950, o hospital tem sido um pilar essencial para a comunidade, oferecendo cuidados médicos de qualidade e serviços de saúde que impactaram a vida de milhares de pessoas ao longo das décadas.
Para celebrar essa data especial, o hospital está organizando uma programação interna, na próxima quarta-feira (19), com missa na Capela, celebrada pelo padre Décio Weber, às 9h. Às 10h30min, terá uma homenagem aos jubilados pelo tempo de serviço (5, 10, 15, 10, 25 e 30 anos de casa) e, logo após, será servido um almoço especial. Representantes do Comitê Gestor da Rede participarão do momento.
O Hospital São José – integrado à Rede Divina Providência – carrega em seu legado excelência na prestação de serviços, contando com atuação de 182 colaboradores e 93 profissionais assistenciais e uma estrutura com 58 leitos operacionais, dois consultórios de urgência e emergência, de dez consultórios ambulatoriais, duas salas cirúrgicas e uma sala de parto.
“Oferecemos uma variedade de serviços para atender às necessidades de saúde da comunidade. Entre os principais serviços disponíveis, destacam-se: Serviço de Emergência e Urgência com atendimento 24 horas para casos de emergência, garantindo assistência imediata a pacientes em situações críticas.
Leitos para internação em diversas especialidades, proporcionando cuidados contínuos e monitoramento para pacientes que necessitam de tratamento mais prolongado.
Consultas Ambulatoriais com atendimento em diversas especialidades médicas, como ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, vascular e psiquiatria. Procedimentos cirúrgicos eletivos, com uma equipe qualificada para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Serviços de obstetrícia e pediatria com profissionais qualificados. Atendimento psicológico e psiquiátrico, oferecendo suporte a pacientes com questões de saúde mental. Realização de exames laboratoriais, e de imagem (como ultrassonografia, tomografia, densitometria óssea, raio-X e mamografia) e outros testes diagnósticos para auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças”, cita a gerente administrativa Niúra Rodrigues.
O serviço de psiquiatria do HSJ é uma referência em todo o Rio Grande do Sul. Com uma equipe altamente qualificada e especializada, o hospital oferece um atendimento integral e humanizado para pacientes que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.
Recentemente, a casa de saúde obteve a certificação ONA Nível 2, sendo um marco significativo para o Hospital São José e para toda a comunidade de Arroio do Meio. “Este reconhecimento reflete nosso compromisso contínuo com a excelência na prestação de serviços de saúde, garantindo que nossos pacientes recebam atendimento seguro e de alta qualidade. Além disso, fortalece a confiança da comunidade em nossa instituição, demonstrando que estamos alinhados com os mais elevados padrões nacionais de assistência hospitalar. O processo de certificação exigiu uma análise minuciosa de nossos processos internos e a implementação de melhorias contínuas”, destaca Niúra.
Preparados para operacionalizar, o HSJ ainda aguarda habilitação dos dez leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) junto ao Ministério da Saúde. “A UTI nos possibilitará atender casos de alta complexibilidade, mas precisamos da garantia da viabilidade econômica. Prestar saúde com qualidade requer um investimento alto”, reforça a gerente administrativa.
Motivados sempre pelos pacientes e comunidade e buscando manter e ampliar a satisfação, hoje de 95,04%, a perspectiva para os próximos anos é dar continuidade ao serviço de qualidade, sem perder o propósito do ‘Cuidado Amoroso a Vida’. “Gostaria, em nome do Comitê Gestor do Hospital, expressar nossa profunda gratidão a todos os colaboradores pelo empenho e dedicação que tornaram possível celebrarmos mais um ano de história. À comunidade de Arroio do Meio, reafirmo nosso compromisso em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pela ética, respeito e humanização”, reconhece Niúra.
Números
Em 2024, o HSJ realizou 2.202 cirurgias, 276 partos, 3.362 internações, 19.512 consultas de urgência e emergência, 5.316 atendimentos de psiquiatria, 21.387 exames laboratoriais, 17.020 exames radiológicos, 778 exames endoscópicos e 1.855 exames cardiológicos.