Com o objetivo de oferecer um atendimento especializado para a saúde dos idosos, o município de Pouso Novo conta, desde o fim de fevereiro, com os serviços do médico geriatra Dr. Fábio Pavan. Esta é a primeira vez que a especialidade é oferecida à população todas as quartas-feiras na Unidade Básica de Saúde, garantindo mais cuidado e atenção ao público idoso.
A geriatria tem como foco principal cuidar da saúde do idoso como um todo, colaborando com outros profissionais. “O geriatra tenta entender o contexto todo do idoso. Sua história, o meio em que está inserido, medicamentos que está usando, entre outros, oferendo um atendimento mais humanizado e uma avaliação global de seus pacientes. Ele não analisa apenas um órgão ou um problema de saúde específico, mas tudo o que diz respeito à qualidade de vida do paciente”, destaca o Dr. Fábio Pavan. Além disso, nas consultas são observados tanto aspectos físicos quanto psicológicos, já que muitas vezes esses fatores se afetam mutuamente.
Segundo ele, a consulta com um geriatra é importante para planejar o envelhecimento, pensando em uma qualidade de vida melhor. “É preciso pensar nesta etapa como um todo. Do idoso ter músculos, poder caminhar e ter uma capacidade cognitiva boa mesmo com o avanço da idade”. O médico afirma que é fundamental aceitar as limitações que vem com o passar do tempo, destacando que o acompanhamento de um especialista auxilia a gerenciar o envelhecimento de forma positiva.
Entre os principais motivos que levam uma pessoa a se consultar com um geriatra está a perda de memória, quedas frequentes e polifarmácia (excesso de medicamentos). Pavan relata que muitas famílias consultam o geriatra com o intuito de buscar um auxilio para estas situações.
Mas, quando se deve procurar um geriatra? Conforme o médico, hoje muitas pessoas a partir dos 40 anos buscam um atendimento para poder planejar o envelhecimento. Isso pode ser visto a partir de um check up de exames e histórico familiar, tendo como objetivo a prevenção de doenças. “A partir dos 60 anos, o atendimento é voltado para tratar de patologias”, afirma.
Atuando há cerca de três semanas em Pouso Novo, o geriatra reforça que sua vinda para o município é para somar com outros profissionais e promover uma melhor qualidade de vida para a população. Neste sentido, cita uma frase que gosta de usar e que diz muito sobre a área em que atua. ‘Sofrimento humano só é intolerável quando ninguém cuida’, pois, segundo ele, “quando alguém cuida, tudo fica mais leve”.
Para a secretária de Saúde, Liane Nardino, a contratação do profissional ressalta o compromisso da gestão municipal com a inovação na área da saúde. “Durante a campanha, foi muito solicitada pela comunidade uma atenção especial para esta faixa etária, visto que o município tem um percentual muito alto de idosos”, destaca.
Em relação à importância do atendimento de um geriatra no município, Liane afirma que isto é um grande passo, visto que não é uma especialidade comum de se encontrar nas UBSs. “Oferecer o atendimento de um geriatra é uma maneira de poder auxiliar as pessoas que não tem tanto poder aquisitivo para um atendimento particular, proporcionando assim uma qualidade de vida melhor para o idoso”.
Liane reforça ainda que o retorno da população em relação aos atendimentos tem sido muito positivo, visto que a Unidade Básica de Saúde atende pessoas da área central e do interior do município.
Foto: Daiane Kalsing