O Cartório Eleitoral da 104ª Zona Eleitoral deu início nesta quinta-feira, dia 20, ao período de regularização da situação eleitoral por ausência em três eleições consecutivas, o que pode causar o cancelamento do título eleitoral. Um dos motivos para que ocorra esse cancelamento é o eleitor não votar ou não justificar o voto ou ainda não pagar a multa em três pleitos consecutivos.
Pouco mais de 400 eleitores dos seis municípios que compõem a Zona Eleitoral (Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro) se encontram nesta situação. Desta forma, o cartório está entrando em contato com estes eleitores para que regularizem a situação. A consulta da situação eleitoral poderá ser feita na página do JE Digital (jedigital.tre-rs.jus.br) ou diretamente pelo site do TSE (www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor), que apresentará a informação da condição de cancelável à eleitora e ao eleitor.
As pessoas que se encaixam em qualquer uma destas situações tem até o dia 19 de maio para pagarem a multa ou comprovarem que votaram, confirmando que estão nesta situação de forma equivocada. A eleitora ou o eleitor que constar na relação de faltosos poderá regularizar sua situação eleitoral da seguinte forma:
• apresentando comprovante(s) de votação referente ao(s) pleito(s) ausente(s);
• apresentando comprovante(s) de justificativa(s) eleitoral(is) de urna;
• realizando o recolhimento de multa ou requerendo sua dispensa.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no cartório eleitoral ou pelo WhatsApp (51) 99855-2474.
Foto: Vanessa Paliosa