Foi divulgada, nesta semana, a lista das 50 maiores empresas de Arroio do Meio no Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), no Super Simples Nacional e em Valor Adicionado Fiscal (VAF) – este, ano base 2023. Atualmente, há 3.599 empreendimentos ativos no município, sendo 2.180 no setor de serviços, 1.081 no comércio e 338 na indústria.
Conforme levantamento da Secretaria da Fazenda, indústrias de alimentos e de produtos de limpeza compõem as cinco primeiras posições – BRF, Girando Sol, Neugebauer Alimentos, Dália Alimentos e Minuano – no quesito VAF, que dará retorno de ICMS neste ano, já que os dados se referem a 2023.
No ISSQN, a Brasrede se manteve no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo. Na sequência, a Savat Serviços de Anestesia Ltda e Translati Serviços e Transporte Ltda, ocupam a segunda e terceira posição do ranking assim como em 2023. Já Donato Thomas subiu para o 4º lugar, invertendo com a Recapagem de Pneus Leo Ltda, em comparação com o ano anterior.
Quanto às maiores empresas do Simples Nacional, figuram entre os primeiros na listagem a Barden Blaus Advogados Associados S/S, que deixou a 4º posição, Andressa Urach Comunicação e Entretenimento Ltda ME, que ocupava o 16º lugar, a Transportes e Terraplanagem Frehlich Ltda, Terraplanagem Schwarzer Ltda, que mostrou um desempenho significativo – já que não aparecia entre os 20 no anterior – e a SS Soluções em Serviços de Instalações Ltda, no comparativo com 2023.
De acordo com a secretária Natália Grassi, o município vem incentivando as atividades produtivas há muitos anos, auxiliando os empreendimentos que geram emprego e renda. Salienta que a Administração Municipal não deixará de incentivar empreendimentos que se amoldam ao programa municipal de incentivos e que venham preencher os requisitos estabelecidos em lei. “Os frutos da política municipal de geração de emprego e renda gradativamente estão sendo colhidos, culminando com o crescimento da receita municipal e a disponibilidade de vagas de empregos nos setores produtivos do município”, destaca.

Texto: Vanessa Paliosa
Jornalista
vanessa@oaltotaquari.com.br