Mais de 5,3 milhões de gaúchos fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde, para serem imunizados contra a influenza (gripe) em 2025. A campanha inicia oficialmente na próxima segunda-feira (7), momento mais estratégico, considerando que o pico de casos ocorre no outono e inverno (abril a junho).
No Vale do Taquari, conforme a 16ª Coordenadora Regional da Saúde (CRS), que abrange 37 municípios, 155.470 pessoas compõem os grupos prioritários. Nesta semana, foram recebidas 10.720 doses da primeira remessa e um novo lote está previsto para a próxima semana. A distribuição aos municípios ocorreu entre essa quarta (2) e quinta-feira (3).
“O objetivo da estratégia de vacinação influenza é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo. A vacinação começará oficialmente no dia 7 de abril, mas os municípios estão autorizados a imunizar assim que receberem as doses da vacina de 2025”, destaca a farmacêutica Thaís Kraemer e a técnica de enfermagem Jacinta Franz, do setor de imunizações da 16ª CRS.
Em Arroio do Meio, a estimativa é de que 9.411 pessoas integram os grupos prioritários. O município recebeu na primeira remessa 670 doses, que estarão disponíveis no Posto de Saúde do Centro e nas Estratégias da Saúde da Família (ESFs) nos bairros.
Já em Travesseiro, a vacinação ocorre especialmente no Posto de Saúde Central e, em casos específicos, a domicílio. Foram enviadas ao município 80 doses para iniciar a estratégia.
Neste ano, Marques de Souza recebeu no primeiro lote 140 doses e Capitão 100 unidades do imunizante. Até o fechamento da edição, as secretarias não informaram a população estimada que poderá se vacinar e definirá a estratégia em reunião com a equipe nos próximos dias.
Conforme a Secretaria da Saúde de Pouso Novo, cerca de 700 munícipes compõem os grupos prioritários e poderão realizar a vacina na Unidade Sanitária, no Centro, ou a domicílio para a população que não consegue se deslocar até a unidade. Na primeira remessa a 16ª CRS destinou 70 doses do imunizante.
Para se vacinar, é importante que os munícipes apresentem documento de identificação com foto, caderneta de vacinas e documentos que provem o enquadramento nos grupos prioritários.
Conforme as profissionais da área da saúde, neste ano, a vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), ficando disponível ao longo de todo o ano a partir da distribuição das doses. “Entretanto, recomenda-se que a vacinação se concentre no primeiro mês após o início da estratégia, para proteger o mais precocemente um maior número de pessoas durante a sazonalidade da doença”, recomendam.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos e contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. O Dia D de mobilidade acontecerá em 10 de maio.