O último domingo, 6, foi de fé e emoção para o município de Encantado e região. Foi inaugurado o Complexo Turístico Cristo Protetor, situado no Morro das Antenas, exatamente 436 metros acima do nível do mar. A estátua que levou dois anos para ser concluída, possui 43,5 metros de altura e foi esculpida pelo artista cearense Markus Moura. O complexo turístico, contando a estátua e o seu entorno, possui mais de 14 mil metros quadrados de área e representa um novo capítulo na história do Vale do Taquari, que passou por uma pandemia e três enchentes de grandes proporções.
Os números envolvendo a execução do evento impressionam. Foram precisos mais de 40 agentes de segurança, dentre Brigada Militar, Polícia Civil, segurança privada e agentes de trânsito, que atuaram no dia. A inauguração contou com mais de 200 pessoas envolvidas na organização, dentre elas trabalhadores da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) e profissionais terceirizados.
Ao todo, mais de 10 mil pessoas passaram pelo complexo turístico no fim de semana de inauguração. Dentre elas, o representante enviado pelo Vaticano, Dom Silvano Maria Tomasi (84); bispos, padres e cardeais; o filho do idealizador da obra, Gilson Conzatti; o prefeito de Encantado, Jonas Calvi; deputados, senadores, prefeitos da região e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A missa foi presidida pelos membros da Igreja Católica. O Cardeal Dom Jaime Spengler lamentou a tragédia dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrida na última sexta-feira, e pediu paz ao mundo, lamentando as centenas de mortes ocasionadas por conflitos armados.
Pronunciamento
O presidente da Associação dos Amigos de Cristo de Encantado (AACE), Robinson Gonzatti, ressaltou a importância dos recursos adquiridos para a construção do monumento. “Não tivemos aplicação de recursos públicos no complexo, apenas com doações e somos gratos a todos que contribuíram. Esta obra mostra a ressignificação de tudo que passamos, mostra a união do povo gaúcho”, destaca Gonzatti. O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, elogiou a grandiosidade do evento. “Nos tornamos uma cidade com um potencial turístico cada vez maior. Esperamos muito por este momento que ficará para a história”.
O governador Eduardo Leite prestou sua homenagem ao ex-prefeito Adroaldo Conzatti, falecido em 2021, através de uma placa ao mérito. Leite também destacou a capacidade de reconstrução, união, força e a fé do povo. “Eu vi a força divina na catástrofe do ano passado, quando cheguei aos abrigos para ouvir as famílias atingidas pelas enchentes. Vi na reação das pessoas, não era a gente que dava força para elas, eram as pessoas que davam força para nós, ‘nós vamos superar governador, nós vamos reconstruir’”, ressaltou Leite. Em relação aos recursos públicos, declarou que o recurso do Estado foi aplicado na parte de fora do complexo, no acesso até o Cristo.
Em uma terceira etapa da cerimônia houve a apresentação da ‘Ópera Gaúcha’, um espetáculo protagonizado pela Orquestra Sinfônica de Gramado e artistas gaúchos.
Turismo no vale
Uma das representantes políticas que esteve na inauguração foi a vice-prefeita de Arroio do Meio, Andréa Lange Barth, acompanhada do marido. “Um complexo turístico dessa magnitude representa um divisor de águas para o Vale do Taquari. Ele não apenas coloca Encantado em evidência no cenário nacional e até internacional, mas também impulsiona o desenvolvimento de toda a região, abrindo portas para o turismo integrado entre os municípios. Para Arroio do Meio, por exemplo, é uma grande oportunidade de atrair visitantes, valorizar nossas riquezas culturais e naturais e fomentar a economia local. O Cristo Protetor simboliza fé, acolhimento e também um novo tempo de crescimento e união para todos nós aqui no Vale”, comenta.
Ela também ressalta que o momento serviu de inspiração para Arroio do Meio. “Acredito fortemente que o complexo do Cristo Protetor tem um potencial enorme de irradiar efeitos positivos para Arroio do Meio e toda a região. Estamos falando de um símbolo grandioso que já está atraindo turistas de todo o Brasil e isso naturalmente desperta um olhar mais atento para o Vale do Taquari como um todo. Esse movimento nos inspira — e até nos desafia — a pensar em formas criativas e sustentáveis de alavancar o turismo local”, declara.
Questionada sobre quais ações dentro da área do turismo estão sendo feitas no município, ela lista algumas. “Uma das prioridades é estabelecer parcerias. Estamos mapeando nossos atrativos naturais como trilhas, rios, mirantes e áreas rurais que oferecem experiências autênticas, além de valorizar nossa herança cultural, com festas típicas, grupos folclóricos e a gastronomia de influência alemã”, afirma.
A vice-prefeita ainda acrescenta que o município está estudando a criação de pontos de apoio ao turista, sinalização adequada e a capacitação de empreendedores locais para atendimento aos visitantes. “Há diálogo em andamento com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) que está se reestruturando, com a Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), com os empreendedores e com a comunidade para juntos construirmos uma identidade para nosso município. O objetivo é claro: transformar a Pérola do Vale em um destino acolhedor, com identidade própria, integrado ao novo momento do Vale do Taquari”, finaliza.
Como visitar
- Localização: Rua Cristo Protetor, 2045 – Linha Garibaldi. Morro das Antenas, Encantado (145 km de Porto Alegre, RS)
- Dias de visitação: de terça-feira a domingo
- Horário: Das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia
- Adulto (13 aos 59 anos): R$ 30
- Até 12 anos e acima de 60 anos e para moradores* de Encantado a entrada é gratuita
*(residentes devem apresentar comprovante, como Cartão SUS, com selo/carimbo municipal).