A Administração Municipal de Arroio do Meio, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), empresas e lideranças locais, vêm trabalhando de forma conjunta para construir estratégias e motivar pessoas inscritas no Bolsa Família a buscarem a reinserção no mercado de trabalho. No mês de janeiro, o município possuía 534 beneficiários do programa. Hoje, é 414 o número de inscritos.
Conforme a coordenadora do Cras, Bethânia Katz, a diminuição destes números é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano e que tem por objetivo dar às pessoas em situação de vulnerabilidade social uma oportunidade no mercado de trabalho. “Por meio de programas de qualificação estamos diminuindo esses números, promovendo melhores condições de qualidade de vida e prosperidade para estas famílias e, em contrapartida, suprindo a falta de mão de obra no município em diversos setores”, afirma.
Das 120 pessoas retiradas do Bolsa Família neste período, 89 já estão reinseridas no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora, constantemente o governo federal realiza um cruzamento de dados que define a permanência ou não de beneficiários no programa. “O fato de estar trabalhando não anula o direito de algumas pessoas seguirem recebendo o benefício. Tudo vai depender deste cruzamento de dados e estar dentro dos critérios propostos, até porque, para algumas famílias, o benefício é importante pois, muitas vezes, se torna um complemento de renda. Por isso a necessidade de saber quem são estas famílias, suas realidades e ter informações confiáveis sobre a situação de cada uma delas”, ressalta.
A falta de mão de obra e a situação do Bolsa Família foi um dos temas abordados em uma das reuniões comunitárias, realizada em janeiro, pela Administração Municipal. Na ocasião, o prefeito Sidnei Eckert destacou que o objetivo do município era ouvir os empresários, verificar carências e organizar formações específicas nas áreas com oportunidades em aberto. “Os empresários atenderam ao pedido do prefeito e têm sido muito parceiros neste trabalho. As mais de 200 vagas já oferecidas por empresas do município são alguns dos resultados daquela reunião”, destaca Bethânia.
Programa Emancipa Família Gaúcha
Durante a visita à redação do AT, a coordenadora também falou do programa Emancipa Família Gaúcha, que teve 31 municípios do Estado contemplados, entre eles Arroio do Meio. Ela destaca que o programa vai proporcionar às famílias atingidas pelas enchentes cursos profissionalizantes, visando a inserção no mercado de trabalho. A seleção dos beneficiários será feita por meio de visita técnica realizada pelo Estado. “É um programa que vem ao encontro do que a Administração e o prefeito Sidnei já vêm trabalhando, que é a qualificação da mão de obra e a inserção das famílias no mercado de trabalho”, frisa.
As inscrições podem ser realizadas no site do projeto emancipafamiliagaucha.org, e seguem até 24 de abril. O início da capacitação deve ocorrer em maio e a duração do programa é de 12 meses. Entre as opções de cursos estão gastronomia, manutenção de obras, eletricista, manicure, barbearia, informática e auxiliar administrativo.
Os selecionados receberão, durante o curso, alimentação, uniforme e cartões digitais ou vales de R$ 200, que poderão ser utilizados para transporte, alimentação e outras necessidades pessoais. Ao término da capacitação, os participantes receberão kits de ferramentas ou materiais, no valor de R$1.500, adequados para o exercício das atividades relacionadas ao curso concluído
Foto e texto: Daiane Kalsing