A atriz Júlia Scheid Zimmer, 23, está colhendo os frutos de uma trajetória que começou ainda na infância, nos palcos da sua cidade natal, Arroio do Meio. Hoje morando no Rio de Janeiro, ela já se depara com uma agenda repleta de compromissos pela dramaturgia nacional, com trabalhos já lançados em plataformas como a Netflix, além de produções da Record TV, Disney e do cinema brasileiro.
“Tenho um carinho enorme por Arroio do Meio e por toda a região do Vale do Taquari. Foi lá que dei meus primeiros passos no palco, principalmente como cantora, em apresentações escolares, festivais e concursos. É uma terra que carrega muito da minha essência”, relata.
A estreia profissional veio em 2022, quando interpretou Dara na série Todas as Garotas em Mim, da Rede Record TV — uma personagem fashionista e cheia de atitude, integrante do grupo dos populares no colégio onde a história se desenrola. A partir daí, Júlia mergulhou em novos desafios: deu vida à ‘Hava’ no filme ‘Viva a Vida’, disponível na Netflix e segue ampliando sua presença nas telas.
Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Júlia também cultiva o lado musical e revela que está trabalhando no desenvolvimento de projetos como cantora, com lançamento previsto ainda para este ano. Entre os trabalhos mais recentes está o filme ‘O Rei da Internet’, onde contracena com o ator João Guilherme, interpretando ‘Ana Laura’. Ela também integra o elenco da segunda temporada da série ‘Amor da Minha Vida’, da Disney, ao lado de nomes como Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros.
“É sempre uma escola estar ao lado de artistas com tanta trajetória. Tive a honra de estar em projetos com Regina Braga, Jonas Bloch, Rodrigo Simas, Thati Lopes, Adriana Garambone, Marcelo Melo Jr., Marcelo Serrado, entre outros. Cada set se torna uma oportunidade de aprendizado”, destaca.
ESTREIA NA NETFLIX
Segundo a arroio-meense, sempre foi um desejo ter um trabalho exibido na maior plataforma de streaming on demand do mundo, a Netflix. Uma plataforma que a jovem prestigia desde a adolescência e que agora o sonho virou realidade. “O filme ‘Viva a Vida’ está no Top 5 Brasil e disponível em mais de 170 países, então é muito gratificante ver um projeto no qual colocamos tanto amor e dedicação chegando a pessoas do Brasil e do mundo inteiro. Essa visibilidade e esse alcance me fazem sentir que estou no caminho certo. Alcançar um sonho é emocionante”, comenta.
Quando questionada sobre em quem se inspira e o que a faz persistir, Júlia compartilha uma visão madura sobre os desafios da profissão, citando Fernanda Montenegro. “Lembro de um vídeo onde a Fernanda Montenegro dizia que seu conselho para quem quisesse seguir essa carreira era ‘Desista’. E explicava: se você não conseguir viver sem isso, então é pra você. E é isso. Essa profissão exige muita resiliência, estudo e entrega, mas pode ser incrivelmente transformadora”, finaliza.