Na próxima quinta-feira, dia 19, será celebrado o feriado de Corpus Christi. Em Arroio do Meio, haverá missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e no distrito de Forqueta. Na Matriz, a celebração começa às 8h30min. Em Forqueta, a celebração ocorre às 9h. Em ambos locais haverá a tradicional procissão. Traduzido do latim, significa ‘Corpo de Cristo’. Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica.
De acordo com o pároco de Arroio do Meio, Alfonso Antoni, a data tem sentido da Eucaristia para cristãos católicos, pois é um momento de celebrar o Cristo vivo na igreja. “Parafraseando o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a festa de ‘Corpus Christi’ é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. É um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim (Mt 26,26)”, comenta.
JOVENS EM AÇÃO
Cerca de 30 jovens entre 13 e 18 anos da paróquia de Arroio do Meio já iniciaram o processo de organização dos materiais para a construção dos tradicionais tapetes. De acordo com uma das assessoras da equipe, Michele Martins da Luz, este ano o grupo ficará responsável pela montagem e desenhos dos tapetes da Igreja Matriz ao longo da quarta-feira, dia 18.
“Semanas antes da procissão, os jovens se movimentam para deixar tudo pré-pronto. As serragens peneiradas que passam pelo processo de tintura e os desenhos já são feitos em papel pardo que serve como molde de cada tapete. Iniciaremos a montagem na metade da tarde e nos estendemos noite adentro para deixar tudo pronto para a procissão no dia seguinte”, comenta Michele.