A vice-prefeita Andréa Susana Lange Barth e a secretária de Administração e Comunicação Maica Viviane Gebing participaram da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM, presidida por Paulo Ziulkoski. O evento reuniu centenas de prefeitos, vices, gestores e ocorreu de 19 a 22 de maio em Brasília, com programação extensa de painéis e debates técnicos voltados para assuntos de interesse dos municípios no tocante a melhorias, soluções e inovação na gestão pública.
A vice-prefeita Andréa e a secretária Maica se dividiram em alguns painéis para melhor aproveitamento do tempo e se inscreveram nos que consideraram mais importantes para a realidade de Arroio do Meio , com ênfase para: Governança e Turismo; captação de recursos para municípios, estratégias, oportunidades e custeio dos programas federais; Reforma Tributária, os que os municípios precisam saber?; transformação digital e conectividade; gestão climática e gestão de riscos; execução de emendas parlamentares, alcance e limitações, política nacional de Aldir Blanc; boas práticas na gestão ambiental, encontro de vice-prefeitos (as); encontro de lideranças femininas, além de participação de reuniões pontuais com a bancada gaúcha e visita ao gabinete do deputado federal Alceu Moreira (MDB). Pela primeira vez em Brasília, ambas ficaram admiradas da grandiosidade do que representa o cenário de concentração de decisões políticas do País, acompanharam o intenso movimento e trabalho no Congresso, gabinetes e plenários. “O prefeito Sidnei nos deu oportunidade para conhecer e acompanhar. Foi de intenso aprendizado e conhecimento. O fato de sermos mulheres foi um diferencial, se percebe que Brasília apesar do crescimento da participação feminina, com algumas mulheres se posicionando de forma muito incisiva, ainda é muito mais masculino”, reforçaram a vice-prefeita Andréa e a secretária de Administração e Comunicação Maica Gebing. Para Maica, a máxima de que “quando uma mulher entra na política muda a vida da mulher, mas quando várias entram, muda a política,” é verdadeira. Nesta linha, reforçaram a importância de promover as mulheres no próprio município, em várias frentes. Segundo a vice-prefeita, “se observarmos em vários setores tem líderes positivas muito fortes, fazendo diferença em Arroio do Meio e devemos valorizar isto, porque a mulher consegue fazer gestão de uma forma agregadora e especial.” No âmbito nacional entre os 5.569 municípios, 1070 são vices e 727 prefeitas. Andréa e Maica também destacaram o papel da presidente gaúcha da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, que também é prefeita de Nonoai.
Apoio dos governadores – Durante o evento de abertura, onde o presidente Lula recebeu vaias, os governadores também falaram e reforçaram a importância da autonomia dos municípios que estão perdendo poder para uma concentração de decisões cada vez maior para Brasília. O mais aplaudido segundo elas foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por ter sido enfático. “É preciso governar diretamente com os prefeitos e prefeitas.” Também chamaram atenção durante o evento as falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o govenador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra Lucena.


