A Suinofest 2025 segue com sua programação nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 13, 14 e 15 de junho com a participação de 31 agroindústrias familiares vindas de mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul. A diversidade de produtos artesanais pode ser conferida na tradicional Avenida da Imigração, localizada dentro do Parque João Batista Marchese, em Encantado.
Os visitantes encontram uma vitrine da produção gaúcha, com produtos como linguiças, salames, copa, torresmo, lombo, banha e bacon, além de uma ampla variedade de geleias, chimias, molhos, doces de calda, conservas e caponatas. Também são comercializados produtos apícolas como mel, própolis e derivados, e itens à base de noz pecã, como rapaduras e doces.
Quem passa pela avenida também pode saborear suco de uva, vinhos, espumantes, cachaças, licores, grappa, vodka, chopp e hidromel, além de caldo de cana, melado, açúcar mascavo e a tradicional bala puxa-puxa. Entre os produtos diferenciados estão ainda bolachas artesanais de cacau e laranja, chips de aipim e batata-doce, erva-mate, facas, cuias, tábuas de carne, artigos em couro, cestas de vime e plantas ornamentais como bromélias, orquídeas, suculentas e cactos. O município de Arroio do Meio está representado pela Genésio Hammes Alimentos.
O espaço das agroindústrias da Suinofest é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACIE), da Fetag-RS, da Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Rural – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Programa de Adubos
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio em conjunto com as secretarias da Agricultura dos municípios de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro estão aderindo ao Programa de Adubos. O programa beneficia os produtores dos municípios que podem as seguintes fórmulas de adubo: ADUBO (50kg) 5-20-10; ADUBO (50kg) 10-18-20 e UREIA PLUS (50kg) 46 00 00.
O produtor deverá ter inscrição estadual no município e poderá fazer seu pedido até dia 16 de junho, junto às secretarias da Agricultura nos três municípios e também junto ao Sindicato de Arroio do Meio. São no mínimo cinco sacas por produtor. Os boletos vão estar disponíveis nas secretarias da Agricultura até 30 de junho. O pagamento pode ser feito até 10 de julho. A previsão de entrega dos adubos nas localidades é a partir de 15 de julho.