Com o objetivo de manter vivas as tradições da etnia italiana é que ocorre neste sábado, dia 5, a 20ª edição do Filó. Cerca de 300 pessoas são esperadas para o evento que neste ano chega em sua 20ª edição. Promovido pelo grupo Le Donne Sorelle, de Bela Vista, o Filó será realizado no Ginásio Municipal do Glória, iniciando às 19h30min. A programação inicia com recepção e comida típica da etnia italiana como polenta brustolada, sopa de capeletti, queijo, batata assada, grostoli, entre outros. Como sobremesa, o famoso sagu de vinho.
Além da degustação da gastronomia italiana, os festejos seguem com muita cantoria italiana e animação. As guloseimas são todas preparadas pelos integrantes do grupo, que conta com 20 pessoas entre homens e mulheres. Uma das integrantes mais antigas do grupo, Clari Thomas, destaca a dedicação de cada um na organização do evento. “A gente realiza a programação para unir o que os italianos gostam e também a comunidade. Além disso, o Filó é uma forma de valorizar os nossos antepassados”.
Os organizadores convidam a todos para prestigiar o evento e lembram que na noite não haverá a venda de cartões. Estes podem ser adquiridos com os integrantes do grupo ao custo de R$ 75 adulto e R$ 35 para crianças de 7 a 12 anos.

História do Filó – Em abril de 2001, o governo do Estado oficializou o Dia da Etnia Italiana no RS, a ser comemorado anualmente no dia 20 de maio. A festa foi idealizada em 2002 pela Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio, na época dirigida por Lourdes Maria Gasparotto Rizzi, que programou o “É noite de Filó”.
A partir dali, com o objetivo de resgatar a tradição do Filó, foram realizadas edições anuais. Os primeiros ocorreram nas dependências da Comunidade Luterana São Paulo, no Centro. Quando os moradores do bairro Bela Vista começaram a participar, o espaço ficou pequeno, sendo transferido para o Salão Cinquentenário, no bairro Bela Vista e posteriormente, para o Ginásio Municipal do Glória.