
O município de Arroio do Meio solicitou oficialmente à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no dia 12 de junho, a liberação das galerias de concreto utilizadas na ponte baixa que conectou Arroio do Meio a Lajeado, no rio Forqueta. A solicitação foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cesar Kortz e confirmada pelo secretário de Obras, Rodrigo Kreutz.
De acordo com Kortz, idealizador da proposta, o reaproveitamento das galerias representa uma alternativa viável, sustentável e econômica para atender demandas locais, especialmente em comunidades afetadas pelas intempéries climáticas dos últimos meses. A intenção é reaproveitar essas estruturas em estradas do interior, reforçando pontos críticos de escoamento e melhorando a infraestrutura de cada local.
As estruturas foram instaladas no segundo semestre do ano passado, de forma emergencial entre os dois municípios, após a destruição da ponte principal durante a enchente de maio de 2024. No total, 65 peças de concreto formaram 13 conjuntos de galerias, que permitiram o escoamento da água e possibilitaram a travessia. Com a inauguração da ponte sobre a RS-130 no dia 10 de abril, esse material atualmente se encontra em desuso.
“Estamos aguardando a aprovação da EGR. Já conversamos com o presidente Luiz Fernando Vanacor, que também irá conversar com a administração de Lajeado, pois precisamos saber se o município vizinho irá querer parte deste material. Se aprovada a utilização, vai ajudar muito a população que mais precisa no interior”, comenta.
Kortz também explica que não há nenhuma certeza para a remoção das galerias, visto que tudo depende dos retornos que chegam da capital. Nesta semana, teve um segundo contato, mas ainda não houve evolução. No protocolo enviado a Porto Alegre, em concordância com o secretário de Obras, Rodrigo Kreutz, foram citados alguns dos pontos onde serão aplicadas estas peças de concreto.
“Acreditamos que as estruturas destas galerias podem ser otimizadas em obras do município, justificando o investimento público na viabilização da mesma, especialmente para melhorias nas ruas João Antônio Rauber, imediações das Esquadrias Fuhr; João Antônio Rauber esquina com a Estrada Geral Forqueta Baixa e AM 238, Travessão Forqueta Baixa”, cita um trecho do protocolo.
