Por Liniker Duarte
Após semanas de paralisação, as obras de reconstrução da Escola Estadual Guararapes, em Arroio do Meio, foram retomadas na segunda-feira (21). A movimentação no local começou na sexta-feira (18), com a remoção de entulhos que estavam acumulados em frente à escola. A lentidão e a interrupção do serviço geraram preocupação entre as autoridades locais.
Com o cenário de paralisação no educandário, o vereador Rodrigo Quinot (PL) encaminhou uma denúncia ao Ministério Público, além de cobrar publicamente a divulgação de um cronograma oficial da obra. Relatou que os alunos seguem convivendo em um ambiente insalubre, com problemas sérios nos telhados, umidade, infiltrações, mofo e entulhos espalhados.
No início de julho, o vereador Mariano Weizenmann (PP) chamou atenção para o fato de que havia apenas um pedreiro atuando na obra e depois já não havia mais movimentação no local. O enteado do vereador é aluno da escola e sua esposa faz parte do CPM. Weizenmann afirma que sempre buscou bom diálogo e proximidade com a coordenadoria da 3ª CRE. “Entendo que a mão de obra está escassa. Eu gosto de acreditar nas pessoas e acredito nas palavras da coordenadora Greicy Weschenfelder. Estão cuidando de tudo para logo termos o Guararapes 100% concluído”, comenta.
Em contato com a equipe da CRE, em Estrela, Weizenmann recebeu a notícia de que na segunda-feira, 21, uma nova empresa assumiria a obra. Trata-se da empreiteira lajeadense TM Correa, que atualmente está com cinco colaboradores na parte externa do prédio e prevê mais quatro para a parte interna.
O coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas – 3ª CROP, Fernando Enéias Bruxel, confirmou que uma nova equipe foi mobilizada pela empresa responsável e que o número de trabalhadores deve aumentar nos próximos dias. Ele reconheceu o atraso no cronograma, mas afirmou que a obra ainda está dentro do prazo contratual de 420 dias.
Já a coordenadora da 3ª CRE, professora Greicy Weschenfelder, informou que fiscaliza diuturnamente esta obra, com a equipe da CRE acompanhando de perto o que precisa ser feito. “Monitoramos semanalmente e agimos de acordo com o permitido para que haja êxito ao final do prazo de contrato. Ainda, cito que já foram feitos os trâmites legais, com notificações dentro do processo devido ao atraso das obras”, ressalta.
Greicy também fala do saldo positivo em relação à aprendizagem dos estudantes. “No que tange à Secretaria de Educação, estamos focados na aprendizagem, com atenção e notamos êxito graças a um bom trabalho de professores, equipe diretiva e a 3ª CRE. Os indicadores de qualidade monitorados nos mostram isso”, finaliza.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS DO ESTADO
A redação do O Alto Taquari entrou em contato com a Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, na terça-feira, 22, que emitiu uma nota a respeito da retomada das obras do educandário.
“A Secretaria de Obras Públicas (SOP) informa que as obras da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, em Arroio do Meio, iniciada em abril, já foram retomadas. Os trabalhos tiveram uma breve interrupção para troca de equipe. O investimento do governo do Estado é de R$ 1,6 milhão. Haverá recuperação do telhado, de pisos, de paredes, de pinturas, da escada e da rampa de acesso à quadra de esportes, substituição de janelas, de portas, de vidros danificados e manutenções das redes elétrica”, explica a nota.